Cuiabá, 07 de Maio de 2024

COVID EM MT Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, 14:46 - A | A

20 de Janeiro de 2021, 14h:46 - A | A

COVID EM MT / A SONHADA IMUNIZAÇÃO

Técnica de enfermagem de 62 anos é primeira vacinada em Várzea Grande

Euziany Teodoro
Única News



A técnica de enfermagem Joselice Figueiredo de Souza, de 62 anos, foi a primeira funcionária a ser vacinada contra a Covid-19, em Várzea Grande, nesta quarta-feira (20).

Ao ser imunizada, não escondeu a emoção em ter sido selecionada para participar deste momento, que vai mudar a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Joselice tem 27 anos de serviços prestados à Saúde Pública da segunda maior cidade de Mato Grosso.

“Estou muito feliz em participar deste ato e mais ainda em saber que aos poucos a vacina está chegando ao nosso município. Saber que vou estar protegida desta doença já traz tranquilidade, porém é essencial que todos tenham acesso a esse medicamento e que ele chegue logo a toda à população que deve manter suas obrigações quanto ao distanciamento social e ao uso de meios de proteção como máscara e álcool em gel, além de água e sabão”, alertou.

Neste primeiro momento, além dos funcionários do Hospital Pronto Socorro de Várzea Grande, também serão vacinados os profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros IPASE e Cristo Rei.

O secretário de Assuntos Estratégicos e interino da Secretaria de Saúde, Gonçalo Barros, informou que foram repassadas ao município 3.900 doses. Destas, apenas 50% estão disponíveis nesta primeira etapa, uma vez que são necessárias duas doses.

“Esta é a primeira etapa e vamos dar sequência à vacinação cumprindo o protocolo que nos foi dado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado de Mato Grosso, onde neste primeiro momento serão priorizados os profissionais da saúde e que estão na linha de frente. Os profissionais que hoje tomarem essa primeira dose, daqui a 21 dias estarão tomando a segunda”, assegurou o secretário.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, comemorou a chegada da vacina, mas alertou para que os cuidados em prevenção à covid-19 devem ser mantidos.

“A imunização através da vacina é um passo aguardado por toda a humanidade, que se viu atingida por um vírus mortal, que pode atingir a todos e não vê cor, raça, religião, condição financeira, ou seja, todos estão passíveis de ser contaminados, como eu fui. Portanto, temos que ser mais criteriosos e rigorosos nas regras do distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e meios de higienização rigorosos para que a vacina que ainda é pouca diante da necessidade, possa ser o instrumento que vencerá esta doença acompanhada de responsabilidade de cada uma das pessoas”, disse o prefeito.

VACINADOS - Liminha Antunes da Silva, 45 anos, que atua na função de maqueiro, também recebeu a primeira dose da vacina. Ele disse que há poucos meses sentiu no corpo os efeitos produzidos pelo coronavírus e que ser escolhido para receber essa dose o deixa mais tranquilo e seguro, uma vez que a possibilidade de uma reinfecção é iminente, principalmente para quem, assim como ele, atua na linha de frente. “Essa vacina é a esperança para a população do mundo todo e é um privilégio estar tendo essa oportunidade”.

Já a técnica de enfermagem Arlete Aguiar Silva, 63 anos, confidenciou que estava vivendo um misto de ansiedade e, ao mesmo tempo, de emoção por receber a primeira dose da vacina contra o coranavírus. “Esse é um momento histórico em nossas vidas, ainda mais em um período em que o mundo inteiro sofre a perda de milhares de pessoas acometidas por essa doença. Enquanto profissional da saúde o nosso trabalho é levar o máximo de conforto ao doente e nos dedicar à cura, mas enquanto ser humano, a nossa preocupação é o de também nos mantermos ilesos a esse vírus. Eu só tenho a agradecer pelo privilégio de poder tomar a primeira dose desta tão aguardada vacina”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Secom VG

Secom VG

Secom VG

Comente esta notícia