Aline Almeida
Única News
Processo para promoção de cargo no Corpo de Bombeiros (CB) traz nome da tenente Izadora Ledur como candidata. A oficial responde pela morte do aluno Rodrigo Claro, ocorrida no dia 15 de novembro de 2016.
Boletim do Corpo de Bombeiros de 15 de março lista Ledur para o teste de saúde hoje (26), um dos critérios para promoção, que ocorre ainda no primeiro semestre deste ano. A tenente pode ser promovida ao cargo capitã.
Em outubro do ano passado o Ministério Público pediu a condenação e exclusão de Ledur da corporação pela morte de Rodrigo. Além de responder pela morte de Rodrigo, ela ainda enfrenta outra acusação de tortura. Em setembro de 2020, a Corregedoria do Corpo de Bombeiros concluiu Inquérito Policial Militar apontando que ela praticou crime militar em suposta tortura ao aluno Maurício Santos, durante o 15º curso de Formação do Corpo de Bombeiros.
O CASO
Conforme denúncia do Ministério Público, o aluno era alvo constante das torturas, que resultaram na morte. Rodrigo sofria “caldos”, sessões de afogamento e era perseguido pela tenente. A denúncia revela ainda que Ledur usava da autoridade, causando sofrimento físico e mental como forma de aplicar castigo pessoal.
O julgamento do caso estava marcado para o dia 27 de janeiro de 2021. Mas o juiz da Vara Militar, Marcos Faleiros deferiu o pedido da defesa de Ledur, que argumentou o direito da ampla defesa e o contraditório e adiou o julgamento. A data ainda não foi remarcada.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3