Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020, 06:48 - A | A

23 de Outubro de 2020, 06h:48 - A | A

POLÍCIA / PRIMEIRO SEMESTRE

Mato Grosso tem aumento de 30% em casos de estupro de vulnerável

Elloise Guedes
Única News



Nos seis primeiros meses de 2020 o número de estupros de vulnerável em Mato Grosso aumentou 30% em relação ao mesmo período de 2019. De janeiro a julho, pulou de 20 para 26 ocorrências nas delegacias. De acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano, divulgado nesta semana pelo Fórum Brasileiro, um estupro ocorre a cada 8 minutos no Brasil.

Ainda segundo o anuário, no Brasil 66.123 pessoas foram vítimas de estupro e estupro de vulnerável, desses casos 57,9% das vítimas tinham no máximo 13 anos e 85,7% eram do sexo feminino.

Os dados sobre a violência sexual no Brasil mostram ainda que em 84% dos casos de estupro registrados o autor da violência é alguém conhecido pela vítima.

Em Mato Grosso, também houve aumento em 100% de atos obscenos contra mulheres. O levantamento mostra que a maioria dos casos aconteceu no interior do estado. No ano passado foram registradas 12 ocorrências de estupro e três de ato obsceno.

Em Cuiabá, foram registrados dois casos de estupro e três de ato obsceno neste ano. No mesmo período em 2019, houve o registro de dois casos de estupro e um de ato obsceno. Já em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, foram registrados dois casos de estupro em 2019 e 2020.

Mesmo com o aumento de casos de estupro, o anuário ressaltou que houve queda nos registros dos crimes que dependiam principalmente da presença física da vítima nas delegacias, em especial os de estupro, que demandam também exame pericial.

"Se a violência contra a mulher foi acentuada na pandemia e o registro de boa parte desses crimes não acompanhou essa tendência, isso indica que as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para realizar a denúncia não foi fruto apenas de medos e receios pessoais, mas principalmente da ausência de medidas de enfrentamento adotadas pelo governo para auxiliá-las em um momento tão difícil", diz trecho do anuário.

Denuncie

As denúncias também podem ser feitas por telefone. O Núcleo de Defesa da Mulher está recebendo as denúncias e repassa orientações pelo número (65) 3613-8200.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3