23 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 15:15 - A | A

21 de Novembro de 2016, 15h:15 - A | A

POLÍTICA / NA BRONCA

Botelho volta a criticar o repasse do FEX

Ruan Cunha / Única News
[email protected]



(Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Botelho em Diamantino

Botelho e outros deputado estiverem em Diamantino durante o 6ª edição do Projeto Assembleia Itinerante

O deputado Eduardo Botelho (PSB) voltou a criticar o repasse da União referente ao Fundo de Fomento às Exportações (FEX), durante à visita, na última sexta-feira (18), ao município de Diamantino.

 

“Precisamos de um olhar diferente da União com Mato Grosso. Não é possível sustentarmos a balança comercial brasileira e recebermos mísero 0,5% de suporte referente ao FEX. Sem falar que a União ainda paga apenas quando quer, parecendo que está fazendo um favor para o estado”, declarou. 

 
Botelho ressalta a contribuição significativa de Mato Grosso para o país, no entanto, as exportações bem como os impostos delas não vão diretamente para os cofres públicos do Estado, o que faz os investimentos ficarem escassos, principalmente na área de infraestrutura.

 

“Por exemplo, também temos grandes usinas sendo construídas no estado, mas como essa energia vai para fora e quem paga imposto é consumidor final nos outros estados, nada vem para Mato Grosso”, pontuou.  

 

 

FEX

 

O Senado Federal deve apreciar esta semana o Projeto de Lei que abre crédito suplementar no valor de R$ 1,94 bilhão no Orçamento Fiscal da União para serem destinados aos estados, municípios e o Distrito Federal. Mato Grosso receberá do FEX aproximadamente R$ 391,7 milhões.

 

Deste montante,  25% será destinado diretamente aos 141 municípios do Estado. O rateio das parcelas entre os municípios obedecerá aos coeficientes individuais de participação na distribuição da parcela do ICMS, aplicados no exercício de 2016.   

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia