21 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 09 de Março de 2021, 17:07 - A | A

09 de Março de 2021, 17h:07 - A | A

POLÍTICA / ‘CARREGANDO A SAÚDE NAS COSTAS’

Colapso: 31 estão na fila de espera por UTI e apenas 4 são da Capital

Keka Werneck
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, disse hoje (9) em coletiva à imprensa que há 31 pessoas na fila de espera por um leito de UTI na Capital, sendo que 27 são pacientes do interior, que foram transferidos em estado grave.

Emanuel, que anunciou a ampliação da rede intensiva com mais 20 leitos de UTI Covid para sexta-feira (12), ressaltou que Cuiabá sempre “carregou a Saúde de Mato Grosso nas costas” e agora, na pandemia, não tem sido diferente.

O deputado federal Emanuelzinho (PTB), presente na coletiva, lembrou da prática da “ambulâncioterapia”, que é cultural em Mato Grosso. No caso, prefeitos, ao invés de estruturar a rede local, acabam investindo em ambulâncias por saberem que em Cuiabá tem tratamento mais qualificado e mais leitos.

O prefeito ressaltou que seria mais fácil cuidar apenas dos 4 pacientes moradores da Capital, porém, de acordo com regras da universalidade do SUS, atende a todos, estrangulando a rede.

Ele anunciou hoje mais 79 leitos, sendo 59 de enfermaria e 20 UTI, no Hospital Municipal e São Benedito. Uma tentativa de dar conta do volume de pessoas adoentadas com sintomas moderados e graves.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia