Cuiabá, 29 de Novembro de 2020

POLÍTICA MT
Quinta-feira, 02 de Julho de 2020, 12h:25

PRIMEIRA VOTAÇÃO

Com 17 votos, deputados aprovam, em 1ª votação, a Reforma Previdenciária de MT

Euziany Teodoro
Única News

ALMT

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (2), a reforma previdenciária dos servidores de Mato Grosso. Com 17 votos favoráveis, seis contra e uma ausência, a PEC 06/2020 foi aprovada em primeira votação. Agora deverá receber emendas, antes que volte ao plenário para segunda análise.

A PEC da Previdência é polêmica e demorou para finalmente ser votada pelos parlamentares. Adiada sete vezes em busca de consenso, deverá sofrer grandes alterações antes que volte ao plenário e, depois, para sanção do governador Mauro Mendes.

O debate na sessão de hoje foi acirrado, especialmente entre deputados que também são servidores públicos e aqueles que fazem parte da base governista.

O Projeto de Emenda Constitucional 06/2020 já tem parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que acatou, até agora, três emendas do total de 16 que foram apresentadas. Agora, os deputados discutirão novas emendas, em debate com Fórum Sindical e Governo do Estado, para tornar o texto mais justo.

Entre os principais pontos de conflito, está a idade mínima para aposentadoria, que aumentou em sete anos para mulheres e cinco para os homens. Se aprovada como está, os homens se aposentarão aos 65 anos e as mulheres aos 62.

O objetivo do Governo do Estado é atender à exigência legal feita pela União, de implementação da reforma da previdência estadual até 1º de agosto de 2020. O secretário-chefe da casa Civil, Mauro Carvalho, já afirmou que o Governo está aberto à discussão e deverá aceitar algumas mudanças no texto.

A Assembleia já aprovou, em janeiro, o aumento da alíquota previdenciária dos servidores, que saltou de 11% para 14%. Além disso, também serão taxados os aposentados e pensionistas, que antes eram isentos.


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Reineria   03-07-2020 13:41:54
Vergonhoso ,senhores deputados que votaram nessa Pec da desaponsetaria daqueles que trabalharam a vida toda, mostrem a cara para o povo. Vcs estão ai para nos representar, somos nós que pagamos vossos salários.Ja estamos cientes quem sao os traidores do povo, e iremos divulgar sem dó e nem piedade.

Responder

0
0

MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE