07 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 22 de Abril de 2020, 18:10 - A | A

22 de Abril de 2020, 18h:10 - A | A

POLÍTICA / PREVISÃO É 4 DE MAIO

Decreto Estadual: aulas só serão retomadas se ocupação de leitos estiver abaixo de 60%

Euziany Teodoro
Única News



As aulas nas escolas de Mato Grosso só poderão ser retomadas, em 4 de maio, caso a ocupação de leitos específicos para a COVID-19 esteja abaixo de 60% em 30 de abril. A previsão está no decreto 462/2020, publicado hoje (22.04) pelo Governo do Estado.

O Governo vai acompanhar a taxa de contaminação e internação da COVID-19 em Mato Grosso que, até agora, está bem abaixo de outros estados e países.

Nesta quarta-feira, 104 leitos de UTI estão disponíveis exclusivamente para pacientes do novo coronavírus, sendo que apenas três estão sendo utilizados (2,88%). Dos 403 leitos de enfermaria disponíveis da rede pública para a doença, apenas um está ocupado (0,25%).

Se a taxa de ocupação se mantiver baixa, as aulas poderão ser retomadas, como previsto no artigo 7º do decreto. “Em caso de manutenção da taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 60% no âmbito Estadual, até o dia 30 de abril de 2020, as atividades escolares presenciais da Educação Infantil e de Ensino Fundamental, médio e superior, público e privado, poderão ser retomadas em 4 de maio de 2020”, diz o documento.

De acordo com o governador Mauro Mendes, que apresentou o decreto em transmissão online, quanto mais adiar a volta às aulas, mais prejudicado ficará o calendário do ano letivo, pois somente 25% das aulas podem ser online, conforme o Ministério da Educação. Além disso, em vários municípios mato-grossenses não há internet para que esse modelo de ensino seja mantido.

“Recebemos dezenas de pedidos de prefeitos, pois não podemos comprometer o ano letivo. Tem município que não tem internet, não consegue chegar. Tem muitas cidades em Mato Grosso que não têm nenhum caso, sequer suspeito. Então não tem razoabilidade nenhuma ter tudo parado e as aulas paradas nesses municípios. Essa decisão está perfeitamente alinhada com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o govenador.

Em Cuiabá, a volta às aulas está prevista para o dia 10 de maio. Em reunião com as escolas particulares, nesta quarta-feira (22), o prefeito Emanuel Pinheiro conseguiu o mesmo alinhamento. Portanto, na Capital, as aulas recomeçam em 10 de maio. Vale ressaltar que novo decreto pode alterar essa decisão.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia