Cuiabá, 07 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 31 de Agosto de 2021, 19:00 - A | A

31 de Agosto de 2021, 19h:00 - A | A

POLÍTICA / TESTAGEM SEMANAL DOS SERVIDORES

“É preciso controlar a disseminação do vírus na Câmara”, defende Edna Sampaio

Abraão Ribeiro
Única News



A vereadora Edna Sampaio (PT) defendeu nesta terça-feira (31), na Câmara Municipal, um projeto de resolução de sua autoria que pede a testagem sorológica semanal dos servidores da Casa, inclusive os assintomáticos, para a detecção da Covid-19.

O projeto foi apresentado em maio pela parlamentar. Nesta terça, ele foi aprovado, porém, com emenda de autoria da Mesa Diretora, com uma alteração na redação que restringe o teste aos trabalhadores com sintomas e que trabalhem presencialmente.

A Câmara conta hoje com 80 servidores efetivos e 420 comissionados. Para a vereadora, a emenda descaracteriza o objetivo do projeto, que é combate à disseminação do coronavírus.

“Já temos teste RT-PCR, feito sempre quando alguém apresenta sintomas. O espírito do nosso projeto é, justamente, superar essa limitação, que faz com que a contaminação não seja controlada. Cerca de 40% das pessoas que contraíram covid são assintomáticas”, disse a parlamentar. Edna Sampaio alertou também que o surgimento de novas variantes do vírus deriva da falta de controle da contaminação.

Para a parlamentar, não se trata de questão orçamentária, mas, como de costume, economia e saúde pública foram erroneamente tidas como contraditórias no debate público.

Essa restrição da testagem foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, esta última sob o argumento de que haveria impacto sobre o orçamento da Casa.

“O SUS já dispõe de condições de fazer esses testes e nada impede que esta Casa articule com a prefeitura para, inclusive, ampliar essa experiência de testagem”, argumentou.

Dos 25 vereadores, seis foram infectados pela covid-19. Com mandato, testaram positivo para o SarsCov2: o presidente Juca do Guaraná (MDB); Marcrean Santos (Progressistas); Renivaldo (PSDB); Demilson Nogueira (Progressistas); Mário Nadaf (PV), Lilo Pinheiro (PDT) e a própria Edna Sampaio (PT).

“É uma pena que o projeto que eu trouxe com o objetivo de contribuir para o controle da transmissão, nos permitindo trabalhar presencialmente, seja revogado por uma emenda da mesa diretora que o descaracteriza. Nossa intenção é garantir a biossegurança dos trabalhadores”, disse ela.

“A testagem precisa ser feita para que possamos continuar com as sessões presenciais sem oferecer risco".

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia