Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 23 de Julho de 2020, 09:50 - A | A

23 de Julho de 2020, 09h:50 - A | A

POLÍTICA / DOAÇÕES INDEVIDAS

Justiça marca audiência que pode cassar mandato de Geller para esta quinta, 23

Claryssa Amorim
Única News



Está marcado para esta quinta-feira (23) o início do julgamento do deputado federal Neri Geller (PP), que pode ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e ficar inelegível pelos próximos oito anos. A denúncia de doações ilegais em período de campanha foi interposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pediu a cassação do parlamentar.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, o deputado doou em torno de R$ 1,3 milhão para 11 candidatos a deputado estadual nas eleições de 2018, sendo que quatro destes foram eleitos.

A Procuradoria ressalta na ação, que o montante ultrapassa o valor gasto permitido por lei, o que caracteriza para Justiça Eleitoral o “mercantilismo eleitoral”.

O MP cita na ação que os deputados Eliseu Nascimento (DC), Wilson Santos (PSDB), Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, Romoaldo Junior (MDB) e Faissal Calil (PV), receberam cerca de R$ 180 mil doados por Neri Geller.

Para o MP, com as doações, Geller tentou criar uma relação “íntima e perigosa” com os citados, “abusando de seu poder econômico” e que ainda ampliou indevidamente sua base política para garantir a eleição.

“As doações efetuadas pelo requerido não se originaram de mera espontaneidade, ou ainda de laços políticos, ideológicos ou de amizade entre doador e donatário. Ao contrário, tiveram por fim potencializar a campanha do réu às custas de seu poderio econômico: uma via, inclusive, para esquivar-se dos limites de gastos eleitorais fixados pela legislação eleitoral”, citou o MP na denúncia.

Outro lado

O advogado de Neri Geller, Flávio Caldeira Barra, informou que o deputado federal está tranquilo.

“Sobre o julgamento pautado para amanhã, em processo que envolve o deputado federal Neri Geller, o advogado Flavio Caldeira Barra informa que o parlamentar está tranquilo, vez que os fundamentos dessa ação são os mesmos da prestação de contas da campanha matéria essa que, por sinal, foi aprovada”, disse.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia