09 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sexta-feira, 24 de Julho de 2020, 18:55 - A | A

24 de Julho de 2020, 18h:55 - A | A

POLÍTICA / NOVO DESENTENDIMENTO

Mauro critica atenção básica e secretários acusam desrespeito a profissionais da saúde

Euziany Teodoro
Única News



A declaração do governador Mauro Mendes, feita nesta sexta-feira (24), criticando a rede de saúde na atenção básica de Cuiabá, gerou um novo desentendimento com a prefeitura da capital.

Durante anúncio de novo decreto, que liberou atividades não essenciais durante a quarentena obrigatória, Mendes comentou sobre as críticas que o Centro de Triagem da Covid-19, montado na Arena Pantanal, tem recebido por causa das filas imensas, causando aglomerações em período de pandemia.

“A primeira pergunta é: porque as pessoas estão procurando o Centro de Triagem? Se a atenção básica aqui de Cuiabá estivesse funcionando, elas não precisariam ir lá. Seria um fracasso a iniciativa do Governo do Estado. A quantidade de procura que estamos tendo na Arena é diretamente proporcional ao fracasso da atenção básica nas cidades próximas, especialmente Cuiabá”, disse o governador.

A declaração causou reação e, por meio de nota assinada por todos os secretários municipais, a Prefeitura aponta o desrespeito de Mendes com os profissionais de saúde da atenção básica, que também estão na linha de frente do combate à covid.

“É lamentável que o governador, que foi prefeito da Capital na gestão anterior, classifique os serviços prestados nas unidades básicas de saúde como “fracasso”. Antes de tudo, é um desrespeito imenso aos profissionais de saúde, que diariamente se empenham em oferecer à população o melhor atendimento possível, ainda mais em tempos de pandemia”, escreveram os secretários.

Veja a nota na íntegra

Sobre a declaração do governador Mauro Mendes sobre a rede básica de saúde de Cuiabá:

- É lamentável que o governador, que foi prefeito da Capital na gestão anterior, classifique os serviços prestados nas unidades básicas de saúde como “fracasso”.

-Antes de tudo, é um desrespeito imenso aos profissionais de saúde, que diariamente se empenham em oferecer à população o melhor atendimento possível, ainda mais em tempos de pandemia.

-Esses profissionais não têm medido esforços para seguir trabalhando, mesmo abalados com o desfalque de colegas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e/ou contraíram a doença.

-A gestão Emanuel Pinheiro está resgatando todos os esqueletos de obras deixadas pelas gestões anteriores.

-A Prefeitura de Cuiabá, mesmo depois da quarentena coletiva obrigatória, continuou melhorando e ampliando a rede básica de saúde, entregando, de junho para cá, as reformas da Clínica de Saúde da Família do CPA 1 com odontologia e hora estendida até às 21 horas, da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Independência e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha.

- Ao todo, a gestão atual reformou e climatizou 70% das unidades básicas; realizou a ampliação dos serviços do Consultório na Rua; realizou o remapeamento das micro áreas de abrangência dos agentes comunitários; capacitou todos os agentes comunitários de saúde, que receberam tablets, uniformes novos e protetor solar; implantou o Projeto AMOR (atendimento Rural), cobrindo 100% da zona rural, entre várias outras ações.

- Apenas neste ano, de janeiro a junho, foram realizadas 141.250 consultas médicas e de enfermagem nas unidades Básicas. No mesmo período foram realizados 276.557 procedimentos em pacientes nos PSFs e Centros de Saúde.

- Além disso, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta quinta-feira (23), o 1º Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica, no Centro de Saúde Ana Poupina. Durante a pandemia, o local atenderá em horário estendido até às 21h, exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. O local oferece teste rápido e teste RT-PCR e também disponibiliza o Kit Covid-19, de acordo com a avaliação médica.

-Ainda na rede básica, desde terça-feira (21), a Capital conta com a entrega do kit Covid-19 em 15 unidades, visando o tratamento precoce de pacientes com sintomas iniciais da Covid-19.

-Vale lembrar que, em outras redes de Atenção à Saúde, a Prefeitura de Cuiabá zerou a fila de espera por leitos de UTI de pacientes da Covid-19, com a abertura de 40 leitos no Hospital Referência na semana passada, além da abertura da UPA Verdão, como retaguarda para o Hospital de Referência. Se não fosse isso, até hoje a população mato-grossense estaria sofrendo com o colapso na saúde, haja vista a falta de apoio porque passam os municípios do interior, onde o coronavírus tem se proliferado com mais intensidade.

-Como mostram os noticiários locais, o Centro de Triagem da Covid-19 inaugurado pelo governo do Estado na Arena Pantanal funciona com fila quilométrica, formada não somente por cuiabanos, mas também dezenas de moradores de outras cidades da Baixada cuiabana.

-A Prefeitura de Cuiabá valoriza os seus profissionais da saúde, por exemplo, oferecendo apoio psicológico com o programa “Cuidando de Quem Cuida da Gente”, e agradece todo o esforço que tem empregado no combate à pandemia.

Luiz Antonio Pôssas de Carvalho – Secretário Municipal de Saúde
Luiz Gustavo Raboni Palma – Secretário adjunto de Assistência em Saúde
Miriam Naschenveng – Diretora de Atenção Básica
Jacqueline Miliosi - Coordenadora Atenção Básica
Frances Olivia Loiola – Coordenadora de Programas Especiais
Wellington Assunção Ferreira – Coordenador de Programas Estratégicos
Jocineide Neves Santana Carvalho – Coordenadora da Regional Leste
Creuzinalda Costa Ferreira – Coordenadora da Regional Oeste
Gilson Guimarães de Sousa – Coordenador da Regional Norte
Tércio Antônio de Resende – Coordenador da Regional Sul
Marinete Ribeiro – Coordenadora da Regional Rural
Weverton Rayder – Diretor técnico de Gestão
Renei Lara – Coordenador de Saúde Bucal
Lucas Granada – Coordenador de Clínicas Odontológicas

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia