Diego Frederici / Única News
Em entrevista a Única News, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), afirmou que a licitação do transporte coletivo da capital "esta sendo finalizada" e que um novo modelo de serviços da mobilidade urbana "deve ficar pronto até o fim do ano"
O contrato de concessão do transporte coletivo da capital venceu em 2012 e foi elaborado ainda na gestão de Roberto França, em 2004. Desde então, iniciativas polêmicas, como a retirada dos cobradores dos veículos, além da própria insegurança jurídica da prestação do serviço, vem preocupando a população e os gestores públicos.
"Nós estamos finalizando o edital e provavelmente ela deve acontecer até o fim desse ano", disse o prefeito.
Uma das bandeiras levantandas ainda na época de sua campanha ao Palácio Alencastro, sede do poder executivo da capital mato-grossense, era exigir que todos os ônibus que fazem parte da rede de transporte coletivo de Cuiabá tivessem climatização adequada, por meio do ar-condicionado.
Entretanto, ao entregar novos ônibus equipados com ar-condicionado e wi-fi, em junho deste ano, Mauro Mendes admitiu que não seria possível implantar a climatização em 100% da frota.
Tarifa mais cara do Brasil
O preço das passagens de ônibus da capital mato-grossense é o mais caro do País levando-se em consideração levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O vereador da capital, Dilemário Alencar (PTB), destaca que, de acordo com planilha de preços das passagens em razão dos quilômetros percorridos pelo transporte público, os ônibus de São Paulo circulam em média 44,7 km numa única viagem (ida e volta) e cobram tarifa de R$ 3,80 por utilização, mesmo caso do Rio de Janeiro, que impôs o mesmo valor, mas com deslocamento médio de 43,5 km. As duas capitais praticam o preço absoluto mais caro do país.
Nesse sentido, de acordo com informações da ANTT, Cuiabá é um ponto fora da curva, pois vem cobrando dos passageiros e passageiras da capital R$ 3,60 por utilização, entretanto, uma viagem média dos ônibus de Cuiabá percorre apenas 13,5 km.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3