Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 02 de Julho de 2020, 20:36 - A | A

02 de Julho de 2020, 20h:36 - A | A

POLÍTICA / COMBATE À PANDEMIA

"Objetivo do rodízio em Cuiabá é que as pessoas fiquem em casa", diz Pinheiro

Euziany Teodoro
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, conversou com o Única News e esclareceu que as medidas do decreto publicado nesta quarta-feira (2), que impõem rodízio de carros e atendimento presencial em alguns locais com o CPF, têm o único objetivo de manter as pessoas em casa e frear a pandemia da Covid-19.

"Eu já não sei mais o que fazer para proteger a vida das pessoas. Cada vida que se perde é uma dor, é muito. Todas as medidas que estamos tomando é para proteger a população, a saúde. Se for preciso, mudaremos lá na frente, mas neste momento, precisamos de conscientização", afirmou o prefeito.

Segundo ele, ações como os rodízios, toque de recolher, restrições de horários e medidas de biossegurança, são tentativas de combate à pandemia que mostram sua eficázia, ou não, dia após dia. Se necessário for, serão suspensas futuramente.

"Não tenho problema nenhum em voltar atrás de qualquer decisão. Estamos seguindo os protocolos dos nossos técnicos, dos técnicos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Precisamos tentar, precisamos fazer. Depois, se for necessário, mudamos. Isso não é problema.

Cuiabá, hoje, é o epicentro da doença em Mato Grosso, assim como todas as outras capitais brasileiras. A cidade também é a referência em saúde no Estado, como sempre foi, e a rede de saúde está em colapso, pois precisa atender, além da própria demanda, também o interior do Estado.

Por mais que investimentos estejam sendo feitos, por mais que a Prefeitura tenha anunciado 40 novos leitos de UTI já na semana que vem, isso não será o bastante se as pessoas continuarem seguindo com a vida normalmente, desobedecendo o isolamento social, criando aglomerações e se contaminando.

O prefeito conta que também precisou de medidas mais rigorosas para evitar que a Justiça determine um "lockdown", bloqueando totalmente a cidade, o que seria ainda pior diante da iminente crise econômica.

"Medidas duras, porém necessárias. O que for preciso, faremos", afirmou o prefeito.

O decreto

No decreto nº 7.975/2020, Pinheiro antecipa o toque de recolher em todo o território cuiabano, a partir dessa sexta-feira (3), que começa às 20h, já a partir desta sexta-feira (3). Também decretou rodízio de veículos e de atendimento presencial nos locais considerados essenciais. Essas duas últimas medidas valem de 6 a 20 de julho, ou seja, a partir da próxima segunda-feira.

O rodízio de veículos funcionará da seguinte forma: veículos com placas final 1, 3, 5, 7 e 9 trafegarão nos dias ímpares; veículos com placas final 0, 2, 4, 6 e 8 trafegarão nos dias pares.

Também impôs rodízio para atendimento presencial em bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas.

O rodízio será feito com base nos números finais do CPF de cada pessoa e ela deverá apresentar o documento ao procurar atendimento nesses locais.

Pessoas com CPF de final 0,1,2,3 e 4, poderão procurar atendimento nesses locais às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Pessoas com CPF final 5,6,7,8 e 9, poderão ir a esses locais às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Aos domingos, a regra não se aplica.

Única News

Rodízio em Cuiabá

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia