Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 01 de Março de 2021, 09:56 - A | A

01 de Março de 2021, 09h:56 - A | A

POLÍTICA / VEJA REPERCUSSÃO

Políticos de MT exaltam trajetória e destacam ‘grande perda’ com a morte de Frederico Campos

Abraão Ribeiro
Única News



Não há como negar que Frederico Campos foi um político diferenciado. Por onde passava conquistava a todos com seu carisma, inteligência ímpar e "causos" de uma Cuiabá que não existe mais. A morte do ex-governador de MT e ex-prefeito de Cuiabá, vítima da covid-19, está movimentando os bastidores políticos desta lenta segunda-feira (1º).

Os primeiros a se manifestarem sobre o falecimento de “Drº Frederico”, como era chamado, foram o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), e o governador do Estado, Mauro Mendes (DEM). Ambos lamentaram o fato de Campos ser mais uma vítima do coronavírus e destacaram sua trajetória política.

Nessa esteira veio o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que em suas redes sociais relembrou o começa de sua carreira política, onde fez oposição ao então prefeito de Cuiabá, Frederico Campos. O tucano destacou que em 1989, como vereador da Cidade Verde, teve muitas “brigas” e “visão de mundo antagônicas” com o político do antigo PFL.

Santos ainda faz deferência as qualidades do falecido, que foi diretor financeiro da antiga Sanecap, em 2007, por convite do “galinho”, que era então o prefeito da Capital.

“Olá pessoal, começamos a semana com uma grande perda na política e história do MT. Nos deixou, nesta madrugada, aos 94 anos de idade, DR. Frederico Campos, ex-governador do Estado e ex-Prefeito de Cuiabá. Foi inclusive nessa época que comecei minha vida parlamentar como vereador de oposição ao Dr. Frederico, prefeito de Cuiabá em 1989. Brigamos muito, tínhamos idades opostas e visão de mundo antagônicas. Nos reencontramos 15 anos depois, quando eu prefeito, convidei o Dr. Frederico para assumir a Diretoria financeira da Sanecap, ele aceitou e fez um trabalho exemplar. Conheci um Homem público raro, extremamente honesto e consciente do papel que desempenhava em favor do povo. Aos familiares e amigos, o meus mais sinceros sentimentos!”, escreveu Wilson Santos.

Outro parlamentar estadual que já se manifestou foi o deputado João Batista (PROS). Ele lamentou a morte e exaltou a vida política do velho líder.

“Lamentamos profundamente o falecimento na noite deste domingo (28), do ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, aos 93 anos, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Frederico Campos, que foi prefeito duas vezes da Capital, deixa um enorme legado na vida pública no Estado, uma grande perda para a política em Mato Grosso. Aos familiares e amigos, as nossas condolências e os nossos mais sinceros sentimentos de pesar. #LutoNaPolítica #FredericoCampos”, disse o deputado do PROS.

Na mesma toada, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), externou seus sentimentos de pesar em nome de todos os vereadores do Legislativo Cuiabano.

"Com tristeza recebemos a notícia do falecimento do senhor Frederico Campos. Um político que deixa sua história e legado para a política. À família e amigos, nossa solidariedade neste momento tão difícil e de dor", disse Juca.

Para o senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), Frederico foi “responsável pelos grandes projetos desenvolvidos no Estado após a divisão”, e destacou que o ex-prefeito é motivo de orgulho para todos os mato-grossenses.

“O falecimento de Frederico Campos, aos 93 anos, nos entristece na medida em que a política mato-grossense perde um homem sério e honrado, responsável pelos grandes projetos desenvolvidos no Estado após a divisão. Deixa um grande legado, motivo de orgulho a todos nós. Aos seus famiiares, meus sentimentos e peço a Deus que os conforte neste momento! #luto”, postou o senador.

A Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), lamentou profundamente o falecimento do ex-governador e ex-prefeito.

“Foi um privilégio tê-lo como amigo da família, sobretudo do meu avô que foi seu secretário de Transporte. Mas, acima de tudo, era uma pessoa muito integra, responsável e honesta. Lembraremos com saudades deste ilustre mato-grossense que tanto nos orgulhou e que construiu um memorável legado enquanto esteve conosco”, declara Gustavo de Oliveira, presidente da Fiemt.

Além dos políticos mato-grossenses que começam a se manisfestar, tendo em vista que o falecimento de Frederico Campos aconteceu no fim da noite deste domingo, e noticiada em primeira mão pelo Única News por volta da meia noite, muitas pessoas, amigos, conhecidos, antigos apoiadores prestam suas últimas homenagens, em redes sociais, ao ícone da polícia mato-grossense.

Segundo informações da família, o corpo está sendo preparado para ir direto ao cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Não haverá velório, respeitando os protocolos de biossegurança por conta do coronavírus. 

Frederico deixa dois filhos, dois netos e um bisneto.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Comente esta notícia