Aline Almeida / Revista Única
(Foto: Internet)

“Posso afiançar que a população realmente acompanhou o trabalho desenvolvido e ela sabe diferenciar quem trabalha e quem deixa a desejar. Essa votação só aumenta a responsabilidade de continuar trabalhando ainda mais”, disse Toninho de Souza
A partir de ano que vem os 25 vereadores da Câmara de Cuiabá eleitos no dia 2 de outubro começam a atuar e principalmente fiscalizar os atos do Poder Executivo. Em 2017 a Câmara terá uma renovação de 52% dos parlamentares. Apenas 12 dos 25 atuais vereadores conseguiram se reeleger. Outros 13 assumem pela primeira vez ou voltam ao parlamento após um período.
No quadro geral, o vereador Toninho de Souza (PSD) foi o mais votado. Com dois mandatos na Câmara Municipal, o parlamentar conquistou mais quatro anos após receber 5.620 votos.
Toninho diz que o resultado das votações tem primeiramente a mão de Deus e também o resultado de um trabalho realizado na Câmara Municipal ao longo de oito anos. “Tivemos um aumento gradativo da votação. Isso significa que a população assimilou o trabalho realizado. Cheguei na Câmara Municipal em 2008, sendo o penúltimo colocado com 3.093 votos. Naquela oportunidade eu não tinha um nome político conhecido. Eu apenas bati às portas e pedi uma oportunidade para mostrar serviço, e a população me deu”, disse.
Toninho diz que quando disputou a segunda eleição já havia mostrado serviço, aí foi o sexto colocado, com 3.838 votos. A partir de então houve uma progressão contínua e aí veio o resultado de 2016 quando conquistou a 1ª colocação.
“Posso afiançar que a população realmente acompanhou o trabalho desenvolvido e ela sabe diferenciar quem trabalha e quem deixa a desejar. Foi uma campanha diferenciada, fizemos a nossa parte, fomos para o corpo a corpo. Essa votação só aumenta a responsabilidade de continuar trabalhando ainda mais”, disse.
Toninho de Souza diz que entre as principais áreas de trabalho está a saúde. Ele frisa que criou a Blitz da Saúde que é uma fiscalização permanente das unidades de saúde, verificando se há médicos, remédios e atendimento à população. As ações nesta área, segundo ele, possibilitaram que melhorasse muito o atendimento. O parlamentar diz ainda da necessidade de projetos de lei e fazer valer o que é direito da população e fiscalizar o Executivo. “Temos que honrar a votação e o salário pago a nós vereadores”, ressaltou.
Em seguida, está o também vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), que conquistou a reeleição com 4.789 votos. O vereador diz que os votos são fruto de um trabalho ao longo de quatro anos, sério, transparente e honesto.
“Tive muito voto consciente de pessoas que entendem que estamos cumprindo a nossa função institucional, de cuidar da coisa pública. Presidi uma CPI nesta Casa, fui autor de um projeto de lei que recuperou aquela área do Dom Aquino que foi doada para um particular, além das atividades diárias na Casa, de atendimento à população, temos gabinete itinerante que vai nos bairros, fazemos o trabalho que temos que fazer”, diz.

Foto: Roger Perisson
“Eu tive que mostrar trabalho e fui aprovado. É claro que devemos corrigir alguns erros, buscar políticas públicas maiores, macro, que venham a abranger mais a população, afinal isso foi uma falha nossa nesta Casa”, ressalta Renivaldo Nascimento
Renivaldo lembra que na eleição anterior teve 2.890 votos e agora aparece com 4.789, quase o dobro. “Eu tive que mostrar trabalho e fui aprovado.
A responsabilidade é a mesma: representar bem a população cuiabana, não só quem votou em mim. É claro que devemos corrigir alguns erros, buscar políticas públicas maiores, macro, que venham a abranger mais a população, afinal isso foi uma falha nossa nesta Casa”, ressalta.
O parlamentar frisa que vai trazer a luz discussões de problemas como o estrangulamento da saúde pública, do transporte coletivo que perdura por anos e é motivo, segundo ele, de discurso político e serve de politicagem para muitos. “Vamos trabalhar a falta de oferta de vagas nas creches, falta de esgoto e saneamento nos bairros, a cobrança é cara e o serviço não é bem prestado. Vou trabalhar em cima das políticas macro, para solucionar estes problemas”, diz.

“Nesses 45 dias de campanha trabalhamos intensamente e esta votação foi o reconhecimento do nosso trabalho”, diz Misael Galvão
Entre os novatos, Misael Galvão foi o mais votado, com 5.095 votos. Ele já foi suplente de vereador e chegou a assumir uma cadeira no parlamento municipal na legislatura de 2008 a 2012. O parlamentar lembra que esta é a terceira eleição que disputa para vereador. Nas duas anteriores ficou na suplência.
“No ano de 2012 tivemos a oportunidade de assumir uma cadeira de vereador por um ano. Neste período trabalhamos intensamente em prol de Cuiabá. Antes de disputar a eleição de vereador, entretanto, sempre fui envolvido com o movimento comunitário. Prova disso é que fui presidente do bairro Dr. Fábio e como morador de lá sempre lutei para levar melhoria para aquela região. Além disso, também sou camelô e participei de toda a luta da categoria”, disse. Misael lembra que como suplente conseguiu levar asfalto aos bairros Dr. Fábio I e II e Altos da Serra I e II. Além disso, garantiu a regularização fundiária dos bairros. Esse trabalho ele pretende estender às outras regiões.
“Nesses 45 dias de campanha trabalhamos intensamente e esta votação foi o reconhecimento do nosso trabalho. Agradeço primeiramente a Deus e também a cada eleitor que depositou confiança em mim”, afirmou.
Misael promete entre as ações trabalhar com saneamento básico, iluminação pública, saúde, regularização fundiária, esportes, entre outros.
Eleitos
Entre os novos eleitos, há pessoas sem experiência alguma na política, como o empresário Felipe Wellaton (PV) e o odontólogo Dr. Xavier (PTC). Também figura na lista de novatos o ex-secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo (PSB), além de Eliseu Nascimento (PSDC), que chegou a assumir uma cadeira na Assembleia, e Misael Galvão (PSB), ex-suplente que já chegou a ser vereador por um curto período. Outro novato é Vinicyus Clovito (PP), filho do ex-vereador Clovito Hugueney, morto em maio de 2015. Pelo Partido Verde foram eleitos Justino Malheiros, Delegado Marcos Veloso e Marcelo Bussiki (PSB). A lista de novatos ainda é composta pelos eleitos Diego Guimarães (PP), Abilio Júnior (PSC), Sargento Joelson (PSC) e Orivaldo da Farmácia (PRP).
Apenas 12 dos 25 atuais vereadores conseguiram se reeleger: Toninho de Souza (PSD), Renivaldo Nascimento (PSDB), Adevair Cabral (PSDB), Dr. Ricardo Saad (PSDB), Juca do Guaraná (PTdoB), Chico 2000 (PR), Dilemário Alencar (Pros), Lilo Pinheiro (PRP), Mario Nadaf (PV), Marcrean Santos (PRTB), Paulo Araújo (PP) e Wilson Kero (PSL).
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3