Ruan Cunha e Diego Frederici / Única News
Após as denúncias do final da tarde desta quarta-feira (19), o presidente e diretor da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), Elias Pereira dos Santos Filhos, irmão do candidato a prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), foi exonerado da função por determinação do governador Pedro Taques.
Confira a nota:
Para efeitos de publicidade e transparência, o Governo de Mato Grosso informa que o ato de exoneração do servidor Elias Pereira dos Santos Filho, diretor presidente da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (20.10). Por determinação do governador Pedro Taques, o Conselho Deliberativo da Metamat irá exonerar o atual diretor presidente para apurar a conduta do gestor público em denúncia de suposta infração eleitoral.
O Governo reconhece os avanços da legislação eleitoral e, por esse motivo, atua em consonância com as regras do processo democrático.
O governo do Estado divulgou o documento que oficializa a exoneração de Elias Pereira.
(Foto: Reprodução)
O caso
Um áudio divulgado numa coletiva de imprensa pela campanha de Emanuel Pinheiro (PMDB) a prefeitua de Cuiabá na tarde desta quarta-feira (19), denuncia um suposto assédio do governo Pedro Taques (PSDB), que convoca uma reunião com os servidores comissionados do Estado ameaçando que quem não comparecesse seria "exonerado".
De acordo com trecho do áudio, o irmão de Wilson Santos (PSDB), adversário de Emanuel nas eleições, Elias Pereira dos Santos, teria convocado uma reunião nesta quarta-feira às 20h30 no Hotel Mato Grosso e que "aquele que não for será exonerado". Pereira é presidente da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat).
(Foto: Assessoria)
"O governador Pedro Taques convocou todos os cargos comissionados para uma reunião hoje as 20h30 no Hotel Mato Grosso. Todos sem excessão, eu vou ser curto e grosso, aquele que não for será exonerado", teria dito Elias.
"Não quero acreditar que o governador Pedro Taques esteja envolvido nessa ilegalidade"
Emanuel Pinheiro leu uma nota após a divulgação do áudio em que Elias Santos, irmão de Wilson Santos, ameaça os servidores estaduais. Segundo ele, houve um "flagrante uso da máquina e do abuso do poder político". Ele, no entanto, se mostrou cauteloso ao relacionar o governador Pedro Taques com o caso.
"Quero repudar essa ação ilegal, criminosa que atenta contra a democracia. Não quero acreditar que o governador Pedro Taques esteja diretamente envolvido nessa ilegalidade e tenha autorizado esse crime contra o cidadão", disse Pinheiro.
O candidato do PMDB ainda fez críticas ao seu adversário, Wilson Santos. Segundo Pinheiro, "quem faz isso para tentar ganhar uma eleição, é capaz de qualquer coisa".
"Esta claro que nosso adversário é capaz de qualquer coisa, ele não tem limites".
"Não seremos nós que inicaremos esse processo, será o Ministério Público Eleitoral"
O coordenador jurídico da campanha de Emanuel Pinheiro, Nestor Fidelis, afirmou que, além de remeter o caso ao Ministério Público Eleitoral, espera também que seja aberta uma ação civil pública por improbidade administrativa - fato que pode atingir o governador Pedro Taques.
"Já está nas mãos do Ministério Público Eleitoral de forma totalmente isenta, não seremos nós que iniciaremos esse processo. Pedimos que seja aberta uma ação civil pública, por improbidade administrativa, porque o servidor fala 'estou aqui em nome do governador do Estado de Mato Grosso, que mandou convovcar, não estou de brincadeira. Quem não fizer presença será exonerado amanhã'. Isso é muito sério", disse Fidelis.
O advogado disse também que "estamos em 2016" e que não é possível mais essa política de "voto de cabresto".
"Estamos em 2016, não é possível mais essa política de cabresto, do século retrasado, da escravidão"
Agenda
A imagem abaixo é a reprodução da agenda de Wilson desta quarta-feira. Como é possível notar, há uma reunião prevista as 21h descrita como "Reunião com DGA". DGA é a sigla que designa, e divide por categorias e salários, os servidores comissionados de Mato Grosso.
(Reprodução)
ÁUDIO
No áudio divulgado pela campanha de Emanuel Pinheiro, é possível ouvir o agora ex-presidente da Metamat "convocar" os servidores comissionados a comparecem a reunião marcada para esta noite de quarta-feira. Ouça abaixo.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!