Cuiabá, 12 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Junho de 2020, 14:50 - A | A

12 de Junho de 2020, 14h:50 - A | A

POLÍTICA / MINISTÉRIO DA SAÚDE

Cuiabá recebe 20 respiradores e milhares de EPIs após articulação de Emanuelzinho com União

Com assessoria
Da Redação



O Hospital Referência para a Covid-19 em Cuiabá - antigo pronto socorro - recebeu nesta sexta-feira (12) 20 novos respiradores  - equipamentos essenciais nos leitos de UTI, que atualmente estão em falta no mercado, para o enfrentamento da pandemia.

Além dos equipamentos, que estão subdivididos em 10 respiradores fixos e 10 móveis, a Prefeitura de Cuiabá também recebeu 69 mil máscaras cirúrgicas tripla, 12 mil N95, 200 óculos de proteção, 400 protetores faciais e ainda quatro mil toucas hospitalares.

A articulação, feita pelo deputado federal Emanuelzinho (PTB), que é filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deve trazer uma alívio ao eminente colapso da Saúde Pública, já que Cuiabá, por ser a capital, recebe pacientes do interior do Estado e tem o maior número do infectados de Mato Grosso.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, até esta quinta-feira (11) haviam 5.086 casos confirmados da Covid-19 e 163 mortos, sendo 43 na Capital. O Estado se prepara para enfrentar o pico da pandemia, prevista para o mês de setembro.

Assessoria

Emanuelzinho Ministério da Saúde

 

Equipamento chave no atendimento a pacientes graves da Covid-19, os respiradores, em casos graves da doença, facilitam as trocas de oxigênio dos pulmões. A escassez do aparelho gerou uma corrida mundial, tanto pelas unidades disponíveis, quanto pelas próximas a serem fabricadas. O Brasil, hoje, tem 65 mil respiradores.

“Agradeço ao Ministério da Saúde pela atenção e pela sensibilidade com Cuiabá. Uma vitória para que nesse momento a gente possa em unidade, evitando confrontos, evitando enfrentamentos, construir com união o melhor para os mato-grossenses e para os brasileiros”, disse o deputado federal, em vídeo postado nas redes sociais.

O secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Pôssas, considerou a atitude do deputado pertinente diante do colapso dos sistemas de saúde e afirmou que os equipamentos ajudarão a salvar vidas.

“É muito importante nesta nova fase onde está colapsando todo o sistema de Cuiabá esses 20 respiradores que o deputado arrumou. São pelo menos 20 vagas de UTI e numa média de 60 pessoas mês a mais que a gente consegue salvar. Não só para o atendimento de Cuiabá como também para o estado de Mato Grosso como um todo. São ações concretas dessas que trazem para gente um alento onde todos estão lutando contra uma pandemia”, disse.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, com os novos equipamentos, o Hospital Referência poderá ampliar os serviços já ofertados.

“Uma ajuda inestimável do Ministério da Saúde que aconteceu por uma interlocução direta do deputado Emanuelzinho. Nesse momento em que estamos entregando todos esses equipamentos quero reforçar que eles vão permitir a manutenção dos 55 leitos de UTI aptos ao tratamento aqui no Hospital Referência que já está com pouco mais 88% de sua capacidade máxima, e ainda permitir a ampliação de novos leitos. Por tudo isso, quero agradecer intensamente cada um que tornou esse reforço possível”, enfatizou Pinheiro.

Além do Hospital Referência que possui 55 leitos de UTI sendo 40 adultos, 15 pediátricos e 170 leitos clínicos, Cuiabá implantou ainda 40 leitos de UTI e mais 20 clínicos exclusivos para Covid-19 no São Benedito. A Capital conta também com a UPA do bairro Verdão que está atuando como centro de apoio referencial das UPAs e policlínicas para Covid-19.

Veja vídeo

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia