10 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 07:21 - A | A

10 de Julho de 2025, 07h:21 - A | A

POLÍTICA / ELEIÇÕES 2026

Janaina assume presidência do MDB em um mês e prioridade da nacional é sua eleição ao Senado

Ana Adélia Jácomo
Karine Campos
Única News



As articulações políticas para as eleições de 2026 no MDB de Mato Grosso foram comentadas pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin (MDB).

Em entrevista nesta quarta-feira (9) no Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bortolin confirmou o alinhamento do partido para a ascensão da deputada estadual Janaina Riva à presidência estadual da legenda e expôs os desafios na montagem das chapas para o próximo pleito.

Bortolin afirmou que a posse de Janaina na presidência do MDB em Mato Grosso deve ocorrer no próximo mês. Ele destacou que há um "compromisso do presidente [nacional] Baleia Rossi" de que, independentemente de fusões partidárias, a candidatura de Janaina ao Senado é prioridade nacional do MDB.

Impasse na chapa federal

A formação das chapas eleitorais, contudo, apresenta obstáculos. Léo Bortolin confirmou que a chapa estadual do MDB está "praticamente montada", e que Janaina já tem "nomes a mais", aguardando apenas assumir a direção do partido para dialogar com as lideranças.

Bortolin revelou que tem viajado pelo estado ao lado dela, "construindo e fortalecendo a base do partido", e que a chapa federal também está em construção.

Um ponto de atrito explícito é a federação entre MDB e Republicanos. Bortolin foi categórico ao afirmar que o problema não é ideológico, mas sim de poder.

"O grande entrave disso aí não é nem a direita ou esquerda, o grande problema disso aí é quem vai comandar a situação." Ele citou que o "MDB não vai ser comandado pelo Republicanos nunca. E o Republicanos não vai aceitar", indicando um impasse na liderança da potencial federação. Apesar disso, reconheceu que, se a união ocorresse, formaria uma "chapa muito forte que poderia eleger até cinco" deputados federais. 

 

Bortolin rechaçou qualquer resistência interna à presidência de Janaina. "Eu acho que todos os membros têm que respeitar a vez dela, né? A Janaina hoje, de longe, é uma das mais expoentes lideranças políticas que o estado de Mato Grosso tem".

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia