Por Suelen Alencar / Única News
(FOTO: Edson Rodrigues)

O candidato Wilson Santos (PSDB) protocolizou, na Delegacia Fazendária da Polícia civil, uma denúncia contra familiares do candidato Emanuel Pinheiro (PMDB). As acusações reveladas no debate de domingo (23), transmitido pela TV record, no qual o tucano disse ter "provas contundentes" de que a cunhada Barbara Pinheiro e Marcus Polo, irmão de Emanuel foram apresentadas na tarde da segunda-feira (24).
Em coletiva de imprensa Wilson falou pouco e deixou as informações a cargo da assessoria juridica e do marqueteiro Kleber Lima. Sobre a autencidade do áudio Kleber disse que nem mesmo Wilson sabia que estava sendo gravado e que uma quarta pessoa no lugar gravou, assim que percebeu a importancia da informação.
"Wilson não sabia que estava sendo gravado e ainda orientou para que Barbara procurasse o Ministério Público", afirmou o marqueteiro.
Já o coordenador jurídico, José Antônio Rosa disse que Wilson não apresentou antes porque não sabia o que era de fato verdade nas declarações e o que não era. E somente depois de levantar algumas informações é que foi decido apresentava denuncia.
“Nós começamos a levantar as informações daquilo que ela falou que tinha acontecido como o processo da caramuru, como foi feito esse processo e também como ela passou a funcionar como um empresa que tinha o beneficio fiscal e como ela deixou de receber esse beneficio fiscal”, disse Rosa.
Ainda segundo a assessoria jurídica, esse processo que foi ingressado pela empresa desde 2011 e estava parado e não tinha sido aprovado, que somente no dia 26 agosto de 2014 (durante o período eleitoral), foi protocolado pela empresa outro pedido. E então aprovado sem passar por Ceden.
“Foi protocolado outro documento pela empresa e esse documento foi analisando no dia 26 e já no dia 27 tem uma autorização do secretário Alan Zanata, em documento que libera o beneficio fiscal a do refendo do conselho do CEDEN. As três empresas da Caramuru tivesse o beneficio que depois seria votado pelo Ceden, enquanto que o processo é ao contrário primeiro se analisa o projeto tecnicamente, depois relatado por um relator do Seden, votado e depois é concedido”, explicou Rosa.
O advogado afirma ainda que esse projeto nunca foi votado no Ceden.
Entenda o caso
O candidato à prefeitura de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) acusou Emanuel Pinheiro (PMDB) de participar de um esquema de recebimento de incentivos fiscais, pela empresa Caramuru alimentos. Segundo o tucano, o irmão de Emanuel, Marco Polo recebeu propina no valor de R$ 4 milhões por meio da empresa Caramuru Alimentos. O candidato do PSDB disse ainda que tem essa informação a 30 dias e que a informação foi passada pelo próprio Marco.
Com essa declaração, o pemedebista rebateu e disse ser "armação”, “ jogo sujo” de seu adversário e acusou Wilson de receber R$ 12 mil por mês do governo de Minas Gerais por apoiar Aécio Neves (PSDB).
“Primeiramente, não prevarique. O senhor prevaricou. Agora, na semana das eleições, que eu estou liderando, depois de seu irmão cometer um ato criminoso, que o senhor tenta minimizar, nós o denunciamos. Não passamos a mão na cabeça dele, que tentou coagir servidores. Deve ser investigado. O senhor tenta minimizar a denúncia seu irmão”, afirmou Emanuel.
Na réplica Wilson voltou a afirmar que a denúncia veio do próprio irmão de Emanuel e que irão ao Ministério Público para fazer a denúncia. Segundo o tucano, o irmão do candidato ainda procurou a justiça, mas foi orientado a voltar “depois da eleição”.
“Deputado Emanuel, eu fui procurado pelo seu irmão e sua cunhada. E ambos, muito nervosos, me trouxeram uma gravíssima denúncia. Pedi para ir ao MP. Ela falou que já foi e que o promotor mandou voltar depois da eleição”, reafirmou o tucano.
Já Emanuel disse que a relação de seu irmão com Wilson é apenas “comercial e de assessoria”, acusou o tucano de “cara de pau”.
“Deputado, faça a denúncia. O senhor prevaricou e vai pagar, como seu irmão. O senhor ficou nervoso e quer descontar. O senhor prevaricou. Repito: quem sempre teve relação comercial e de assessoria com meu irmão foi Wilson Santos”.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3