Da Redação
(Foto: AMM-MT)

A Associação Mato-grossense dos Municípios recebeu nesta última terça-feira (16), o democrata Mauro Mendes, eleito como o novo o governador, com 840.094 votos (58,69% dos votos válidos). A reunião - com os prefeitos de todas as regiões do estado -, foi realizada no auditório da instituição.
No encontro com os gestores municipalistas, Mendes revelou que está tomando conhecimento da situação que envolve a máquina administrativa estadual. Mas adiantou que só conseguirá mudar a atual realidade após verificar os problemas e o tamanho do déficit financeiro. E exemplificou que somente com a previdência dos aposentados e pensionistas, o déficit R$ 3 bilhões por ano.
Acompanhou Mauro, seu vice, Otaviano Pivetta, e do deputado estadual Baiano Filho.
Mauro voltou a falar sobre o enxugamento da máquina do estado, reiterando corte em cargos, além de outras despesas. “Teremos muitos desafios pela frente, mas temos que ter esta clareza sobre os fatos. Não tem solução fácil, é preciso agir com determinação. Vamos conversar com os demais poderes sobre a situação financeira e quero trabalhar em parceria com os prefeitos”, garantiu
O novo gestor democrata ressaltou que nesta fase de transição, vai solicitar um levantamento de dados sobre as necessidades dos municípios nas diferentes áreas da administração, pois todos enfrentam problemas com relação a saúde, educação e infraestrutura. Frisando que existe um cenário de dificuldades, mas que buscará soluções com políticas sérias, que dê resultado para a população.
“Não queremos somente reuniões e mais reuniões que fazem os prefeitos se deslocarem de cidades tão longe para não ter uma resposta concreta para os problemas. Quero sim receber os prefeitos e tratar de forma produtiva as suas demandas. Oferecer condições aos prefeitos de construir as pontes, arrumar as estradas e outras obras no município. Nossa meta é trabalhar também com os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, visando os projetos que contemplam as regiões”, assinalou.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga destacou que não existe estado sem os municípios. Ele frisou que as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos são inúmeras e que espera uma solução com o novo governo. Fraga enalteceu a iniciativa de Mauro Mendes de se encontrar com os prefeitos e disse que a AMM será um espaço disponível para com continuar realizando os encontros.
Ainda lembrou que o Fethab é extremamente importante para os munícipios. Segundo ele, graças ao Fethab os prefeitos estão conseguindo manter as estradas. “Entendo que só há uma forma de superar a crise financeira que afeta os municípios, é trabalhar junto em busca de uma solução para os problemas que atinge a população”, disse ele.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3