Ana Adélia Jácomo
Única News
As polêmicas obras do BRT (Bus Rapid Transit) e do Portão do Inferno representam um "passivo" que pode fragilizar uma eventual candidatura do governador Mauro Mendes (União Brasil) ao Senado em 2026. A avaliação é do deputado federal José Medeiros (PL), que as classifica como problemas "extremamente complexos", cuja conclusão é crucial para o futuro político do atual chefe do Executivo estadual.
A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Política&Política, do canal da TV Única, nesta quinta-feira (3). Veja o vídeo completo no final da matéria.
Medeiros brincou com a complexidade das obras, sugerindo que "deve ter alguma cabeça de jegue enterrada ali [BRT], dada a série de impasses e atrasos.
O deputado enfatizou que Mauro Mendes "não vai querer ir para a eleição com esse passivo", referindo-se aos dois projetos. "Eu penso que ele termina as obras, porque é uma condição sem a qual ele vai para a campanha de forma muito, muito fragilizada", alertou Medeiros, indicando o impacto direto que o não cumprimento desses prazos pode ter nas urnas.
A obra de retaludamento no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, que visava prevenir deslizamentos com um investimento de R$ 29,5 milhões e prazo inicial de 120 dias, foi paralisada por "inconsistências nos estudos iniciais". O projeto previa a retirada de rochas e o recuo da estrada em dez metros para aumentar a segurança.
Contudo, dados geológicos recentes revelaram uma "quase impossibilidade de prosseguir naquela rota original". A solução do governo foi elaborar um projeto para construção de um túnel.
Em relação ao Portão do Inferno, Medeiros defende a construção da nova rodovia [MT-030] que liguaria Cuiabá à região do Chapada dos Guimarães, cortando caminho e diminuindo em quase 30 minutos a distância.
Reprodução

Traçado da MT-030
O deputado sugere que a ideia já está "madura" e resolveria problemas ambientais e de complexidade logística no local, que, segundo ele, "vai ser sempre um problema". Ele criticou a burocracia ambiental no Brasil, que impede o avanço de projetos importantes, como a obra citada.
Já o BRT é outro "problema complexo", na visão de Medeiros. As obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande têm sido alvo de constantes questionamentos e atrasos, e o deputado vê a conclusão dessa "novela" como vital para as aspirações eleitorais do governador.
Medeiros é pré-candidato ao Senado, e deve disputar uma das duas vagas disponíveis para Mato Grosso com o governador Mauro Mendes.
SINFRA

Trecho das obras do BRT, na Avenida do CPA.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou um contrato de R$ 155,1 milhões com o Consórcio Integra BRT. Com prazo de 180 dias após a ordem de serviço, o consórcio será responsável por finalizar o corredor entre a Avenida do CPA e o Terminal de Várzea Grande, incluindo trechos importantes e obras de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte.
Atualmente, obras em dois trechos da Avenida do CPA seguem dentro do cronograma, com previsão de entrega em agosto.
Veja a entrevista completa:
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