Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 04 de Abril de 2020, 11:03 - A | A

04 de Abril de 2020, 11h:03 - A | A

POLÍTICA / NOVO DECRETO

Pinheiro avalia primeiros dias como positivos, mas mantém restrições; veja todas as medidas

Euziany Teodoro
Única News



O prefeito Emanuel Pinheiro, em pronunciamento online neste sábado (4), afirmou que os primeiros 15 dias de restrições em combate ao COVID-19 tiveram resultado positivo, evitando uma proliferação ainda maior da doença. O comércio foi fechado, aulas suspensas, transporte público reduzido, servidores mandados para casa e várias outras medidas foram tomadas.

“O resultado desses primeiros 15 dias é positivo. Não é o ideal, porque houve um relaxamento no comportamento da população na última semana, mas nos primeiros 10 dias os resultados foram altamente satisfatórios.”

Segundo ele, graças às medidas adotadas pela Prefeitura, a curva de contágio em Cuiabá está bem abaixo do nível brasileiro. “A curva da epidemia em Mato Grosso mostra uma elevação parecida com a curva do Brasil, em rápida ascensão. Após o dia 20 de março, quando a Prefeitura de Cuiabá estabeleceu medidas restritivas, a curva de caiu, ficando bem abaixo da curva do Brasil e do pior cenário no mês de março, que eram os dados apresentados na Itália. Isso mostra a efetividade das medidas tomadas pela Prefeitura de Cuiabá”, disse.

Neste sábado, anunciou que as aulas continuam suspensas em toda a rede municipal de ensino, do dia 6 de abril ao dia 10 de maio. Escolas, creches, programa “Bom de Bola, Bom de Escola” e qualquer outra atividade que enseje aglomeração de crianças está suspensa.

Neste período, está garantida a merenda escolar para as crianças em vulnerabilidade. Do total de 54 mil alunos da rede municipal de ensino, 18 mil estão abaixo da linha da pobreza e a merenda escolar, muitas vezes, é sua única alimentação diária.

Também estão suspensos o passe-livre estudantil, a tarifa social e o Cartão Melhor Idade, que garantiam passagem livre no transporte coletivo da capital. O objetivo, de acordo com o prefeito, é evitar o uso dos ônibus, um dos principais meios propagadores da doença.

“É necessário que os idosos e familiares dos idosos, que representam grupos de risco, entendam: não saiam de casa! Vocês precisam ser exemplos de isolamento social. A propagação do novo coronavírus tem em você, pessoa idosa, e outros do grupo de risco, a presa ideal para proliferar e agravar o quadro de saúde, levando até o óbito”, afirmou Pinheiro.

O transporte coletivo continuará funcionando com 30% da frota, sendo que 10% deverão ser exclusivamente para profissionais da área de saúde, devidamente identificados, e os outros 20% para profissionais de áreas essenciais, também devidamente comprovados.

O comércio continua fechado em Cuiabá. De 6 a 21 de abril, está estabelecido o fechamento de qualquer estabelecimento comercial no âmbito de Cuiabá, incluindo shoppings, restaurantes, bares, lanchonetes, templos, igrejas, academias, feiras livres e exposições em geral. A realização de qualquer natureza religiosa ou cultural e que enseje em aglomeração de pessoas, está vedada. A vedação também se aplica aos trabalhadores informais e ambulantes.

O prefeito liberou o funcionamento de supermercados nos feriados, que estavam proibidos até agora. De 6 a 21 de abril, eles poderão funcionar de domingo a domingo e também aos feriados, porém, obedecendo ao horário restrito: das 8h às 19h. apenas as padarias poderão abrir antes, às 6h da manhã.

Para o comércio, as restrições serão reavaliadas a cada quinze dias, levando em conta os protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde brasileiro, além do controle que está sendo feito pelo Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus, do qual o prefeito é o presidente.

O decreto Nº 7.868, de 3 de abril de 2020, será publicado na próxima segunda-feira (6) e traz 47 artigos com todas as determinações em prol do combate ao novo Coronavírus na Capital.

Veja todas as medidas adotadas no anexo abaixo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Anexos

Comente esta notícia