Da Redação
Foto: (Agência Brasil)
Está em Cuiabá, nesta sexta-feira (02), o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, para participar do Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A ação que será realizada na Escola Municipal de Educação Básica Professora Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica, contará com o governador Pedro Taques e o prefeito Mauro Mendes.
No ato serão entregues veículos a Mato Grosso para atuar no combate ao mosquito causador das três doenças. E serão contempladas com os veículos, além da Capital, as cidades de Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande.
O evento dá um pontapé em nível de país à mobilização de enfrentamento do Aedes.E à exemplo do ministro Torquato, em Mato Grosso, outros ministros de Temer vão visitar várias capitais como parte da missão de conscientizar a população.
O mutirão passa a ocorrer em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências e canteiros de obras, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito.
A ideia é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Essa campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.
O enfrentamento contra o Aedes vai contar em Mato Grosso com o empenho de 200 militares do Exército, 30 agentes da Defesa Civil do Estado, 30 voluntários da Defesa Civil, 60 agentes de controle de endemias e 10 voluntários do Instituto Brasileiro de Defesa Ambiental, Ecológica e Família.
E as visitações domiciliares serão realizadas pelas equipes do Exército, Agentes e Voluntários da Defesa Civil e Agentes de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!