Por Tamires José/Única News

Sobre a autora: Karine Aragão é escritora, professora e doutora em Literatura e Cultura Contemporânea pela Puc-Rio. Seus principais estudos referem-se à reestruturação da capacidade comunicativa-afetiva do indivíduo contemporâneo e à retomada da civilidade no diálogo. Em 2019, criou, em parceria com o historiador Leonardo Chermont de Sá, o Podcast “Nadando na Modernidade Líquida”, que aborda, a cada semana, um tema das ciências humanas a partir de uma visão complexa.
A escritora carioca Karine Aragão, doutora em Literatura e Cultura Contemporânea, lança o livro Esse nosso jeito bélico de viver, publicada pela Lura Editoral.
Leitura relevante em tempos de intolerância e de transformações sociais, que fragilizam a capacidade de escuta, o livro problematiza a dificuldade de estabelecer conexões e discute as possibilidades de reconfiguração do que se compreende como diálogo na realidade contemporânea.
Segundo a autora, o “belicismo cotidiano” surge quando a discordância é interpretada como um confronto, então, a reação automática é eliminar do convívio a ameaça, cancelá-la. Tal ação exibe o lado mais impassível do ser humano, que constrói sua subjetividade sob o signo do bélico, fenômeno exposto e analisado por Karine.
O livro convida o leitor a pensar “por que” e como chegamos a essa inabilidade de dialogar, de sentir, de nos aproximarmos do outro, e sobre o que podemos fazer para transformar esse quadro.
Imagem: divulgação

Obra da doutora em Literatura e Cultura Contemporânea, Karine Aragão, reflete sobre um sintoma contemporâneo grave: o "belicismo cotidiano".
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3