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SOCIAL Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 08:00 - A | A

14 de Agosto de 2024, 08h:00 - A | A

SOCIAL / SALÃO DO TURISMO

Gastronomia, tradições e cultura pantaneira são destaques em evento de turismo nacional

Por Tamires Ferreira
Única News



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Agências de MT participaram das rodadas de negócios para trocarem informações, mostrarem os potenciais turísticos do estado, e, comercializarem os serviços e produtos aos agentes nacionais e internacionais.

 

Tradições pantaneiras, ruralidade, gastronomia, etnoturismo, afroturismo, as belezas e os encantos de Mato Grosso foram apresentados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), durante o '8º Salão do Turismo' (FIL), realizado de 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. O estado se destacou em sua participação no evento, que contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT).

BALANÇO POSITIVO

Não foram só os pequenos empresários que gostaram da rodada. Em uma pesquisa realizada entre os DMC, todos, sem exceção, avaliaram a reunião como ótima ou boa. Quase a totalidade (98%) disse que os agentes estão prontos para receber o turista internacional e 95% deles informaram que há interesse em comercializar as experiências de viagem.

Durante a abertura oficial do evento (na última sexta-feira, 08 de agosto), participaram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do turismo para o desenvolvimento social. "Turismo é saúde. Turismo é educação. É paz. Emprego e renda", defendeu Alckmin.

Na ocasião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou as metas para o Plano Nacional de Turismo, dizendo que espera receber cerca de 7 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano, chegando a mais de 10 milhões em 2027. "Criamos 250 mil novos empregos no setor desde 2022. Voltamos ao patamar de antes da pandemia já no ano passado. E, este ano, estamos com números melhores do que os do ano passado", comemorou Sabino.

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"Estarmos aqui com o etnoturismo de Campo Novo do Parecis é uma forma de promovermos emprego e renda para estas comunidades indígenas de Mato Grosso e servirmos de inspiração para outras comunidades do país, que podem utilizar o etnoturismo como um processo de desenvolvimento territorial", disse Silvia Fraga, analista técnica do Sebrae/MT.

 

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Viola de Cocho símbolo da Cultura Mato Grossense.

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