Cuiabá, 25 de Junho de 2024

VOLTA AO MUNDO Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 08:10 - A | A

25 de Fevereiro de 2024, 08h:10 - A | A

VOLTA AO MUNDO / GUERRA

Sem perspectiva de paz, conflito Rússia-Ucrânia completa 2 anos

Autoridades relembraram marcos da guerra

Da Redação
ANSA



O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado, 24, data que marca o segundo aniversário do conflito com a Rússia: "Venceremos!".

"Estamos lutando por isso. Por 730 dias de nossas vidas. E venceremos, no dia mais bonito de nossas vidas. Você pode derrubar um avião, mas não pode destruir nosso sonho. O sonho com o qual cada um de nós adormece e acorda há 730 dias", disse o líder de Kiev.

"Nenhum de nós permitirá que nossa Ucrânia seja destruída. Ao lado da palavra "Ucrânia" sempre estará a palavra 'independente'. A loucura russa não reinará sobre nossa terra, nosso mar, nosso céu", acrescentou.

"Os russos, começando pelo [presidente, Vladimir] Putin, terão que responder pelas responsabilidades pelo que fizeram. Graças à nossa luta, o mundo entenderá que não há força maior do que um povo que acredita em si mesmo. Estou orgulhoso do meu povo", disse Zelensky.

As declarações foram dadas em um vídeo divulgado pela presidência, e durante uma cerimônia de lembrança da Batalha de Hostomel, no início do conflito, quando o aeroporto da cidade próxima a Kiev foi atacado.

A primeira-dama, Olena Zelenska, lembrou os impactos do conflito sobre as crianças: "Mais de 2 milhões de crianças tiveram que deixar a Ucrânia devido à invasão russa, 528 crianças foram mortas pelas mãos, balas, mísseis e drones russos. Pelo menos 1.230 crianças ficaram feridas e mais de 330 casos precisaram de próteses".

"Mais de 19 mil crianças foram sequestradas pela Rússia dos territórios temporariamente ocupados. Temos um terço a menos de nascidos, 187 mil em 2023 em comparação com os 237 mil de 2021", disse.

"A guerra desencadeada pela Rússia visa deliberadamente as crianças. Mas elas têm a nós, seus adultos. Estamos lutando por eles e não os entregaremos à guerra. É impossível devolver os dois anos de infância roubados, mas é possível fazer com que 24 de fevereiro de 2022 seja apenas um episódio. Dramático, mas apenas um fragmento", concluiu.

CLIQUE AQUI e leia a matéria completa

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia