Cuiabá, 28 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017, 10:11 - A | A

22 de Fevereiro de 2017, 10h:11 - A | A

CIDADES / DANOS MORAIS

Banco terá que indenizar cliente por compensar cheques após conta ser encerrada

Por Suelen Alencar / Única News



(foto:reprodução/ ilustrativa)

CHEQUES-DEVOL.jpg

 

Uma agência bancária de Mato Grosso terá que indenizar um cliente  no valor de R$ 5 mil por danos morais, após decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. 

 

A determinação é sobre um caso de 2006, segundo as informações da ação o cliente encerrou uma conta corrente e devolveu - ao banco - todos os cheques que não havia utilizado, mas posteriormente foi cobrado por dívidas desses talões entregues a agência. 

 

Consta ainda que os pré-datados foram compensados e depois devolvidos por falta de fundos, com isso o banco encaminhou a inclusão do cliente ao Cadastro de Eminentes de Cheques sem Fundos (CCF). Os cheques apresentados para compensação, datavam do mês de maio de 2010, ou seja, dois anos após o encerramento formal da conta pela autora.

 

O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, relator do caso entendeu que houve a caracterização de má prestação de serviço ano clientes e que a instituição financeira  “procedeu a compensação de cheque sem antes efetuar a devida conferência dos dados do correntista, aliada a inscrição indevida nos órgãos de proteção ao crédito”, descreveu o magistrado.

 

Segundo o magistrado,  o dano dano moral deverá ser aplicado com "Os princípios do bom senso, moderação e razoabilidade, atentando-se à proporcionalidade com relação ao grau de culpa. Além disso, as custas processuais também deverão ser pagas pelo instituição financeira", diz trecho de decisão. (Com informações do TJ)

 

Veja decisão AQUI.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia