Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 18 de Julho de 2020, 17:14 - A | A

18 de Julho de 2020, 17h:14 - A | A

CIDADES / QUADRO DE DEPRESSÃO

Cacique líder da etnia Kayapó é internado após morte da companheira

Única News
Da Redação



O cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, líder da etnia Kayapó, está internado em um hospital de Colíder (a 648 km de Cuiabá) desde quinta-feira (16). O líder indigena vive no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu (a 931 km da capital).

Raoni é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas. Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, há um mês. Ela tinha diabetes.

Metuktire teve complicações gastrointestinais e desidratação. Sem conseguir se recuperar com remédios tradicionais, ele foi internado. Foram feitos testes preventivos para o novo coronavírus, mas todos deram negativos.

O cacique continua internado, mas já está se alimentando bem e deve receber alta em pelo menos cinco dias.

Histórico

O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).

Os dois se reencontraram em 2009 na cidade de São Paulo para conversar sobre a construção da Usina de Belo Monte. Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.

No ano passado, Raoni foi chamado pelo presidente Jair Bolsonaro de "peça de manobra" usada por governos estrangeiros para "avançar seus interesses na Amazônia".

A declaração ocorreu após o cacique se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, em busca de apoio para a defesa da Amazônia. (Com G1)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia