Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 15 de Julho de 2020, 17:04 - A | A

15 de Julho de 2020, 17h:04 - A | A

CIDADES / MOBILIZAÇÃO NACIONAL

MP em Cáceres adere campanha ‘Sinal Vermelho Contra a violência Doméstica’

Da Redação
Única News



As Promotorias de Justiça do município de Cáceres, (a 217 km de Cuiabá), aderiram à campanha nacional “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”. A ação é uma mobilização nacional, que está sendo realizada por meio das redes sociais, sites, jornais e emissoras de TV e rádio.

O Ministério Público também está fazendo um trabalho de sensibilização junto aos proprietários das 55 farmácias existentes no município.

A Campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Governo Federal.

A promotora de Justiça Eulália Natália Silva Melo destaca que a campanha é mais uma das formas de proteção à mulher vítima de violência doméstica, cujos índices de crimes, nesta época de pandemia, cresceram de forma acentuada. “Cáceres também não escapa dessa realidade. Assim como no restante do país, a situação é preocupante e precisamos do apoio de toda a sociedade para coibirmos essa prática”, ressaltou.

O objetivo da campanha é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades.

A ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta ao recente aumento nos registros de violência doméstica em meio à pandemia.

Na Capital a primeira-dama Virgínia Mendes também aderiu, ela foi convidada pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, com quem ele já mantém contato em relações a ações sociais.

Veja como funciona:

a) Se uma mulher chegar à farmácia com um X vermelho na palma da mão, tal conduta deve ser entendida como uma denúncia silenciosa de violência doméstica.

a.1) A pessoa que atendê-la na farmácia deverá assim agir:

a.1.1) Não fazer muitas perguntas e agir com rapidez e acolhimento.

a.1.2) De forma reservada, usando os meios à sua disposição, o atendente deverá registrar o nome, o telefone e o endereço da vítima, bem como acionar o 190. Se a vítima disser que não quer a polícia naquele momento, ele assim deverá entender. Após a saída da vítima, deverá o farmacêutico transmitir as informações pelo telefone 190.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia