24 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

COVID EM MT Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021, 16:35 - A | A

18 de Fevereiro de 2021, 16h:35 - A | A

COVID EM MT / "NEGOCIAÇÃO QUASE FECHADA"

Mendes quer comprar 1,5 milhão de vacinas, mas depende do Ministério da Saúde

Euziany Teodoro e Keka Werneck
Única News



O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que tem negociação quase fechada com laboratórios internacionais para a compra de 1,5 milhão de doses da vacina contra a covid-19, no entanto, depende da autorização do Ministério da Saúde.

Pelo plano nacional de imunização, apenas o governo federal pode comprar a vacina. Por isso, Mendes aguarda um posicionamento do ministro Eduardo Pazuello, pois “não faz sentido comprar vacina para o país inteiro”.

“Estou tentando hoje um contato com o ministro para dizer que temos tratativas razoavelmente avançadas para Mato Grosso comprar 1,5 milhão de vacinas. Agora, não faz sentido eu comprar e entregar para o Ministério da Saúde para distribuir para o país inteiro. Não tem lógica”, disse, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18).

Existe a possibilidade, segundo ele, de que o Estado feche a negociação e o Ministério pague pelas vacinas e as distribua pelo país.

“Ele disse que, se alguém conseguir comprar, o governo federal paga e coloca no plano nacional. Se for assim, não tem problema, compramos esse 1,5 milhão e ele distribui para o país inteiro, mas ele paga. Eu não vou pagar para distribuir vacina para todos os brasileiros.”

Mendes confirmou que tem o recurso garantido para pagar pelas vacinas e quer usá-las para imunizar os mato-grossenses. No entanto, não divulgou com qual laboratório está tratando.

“Temos o recurso, temos o dinheiro e estamos em estágio bem avançado de negociação para comprar as vacinas desses laboratórios, que estão sendo reportados na mídia mundial. Ainda não está concretizado. Deve fechar de hoje para amanhã e só aí podemos publicizar, mas vou precisar dessa posição final do Ministério da Saúde para garantir que teremos esse 1,5 milhão de vacinas”, concluiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia