25 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

COVID EM MT Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021, 07:24 - A | A

12 de Fevereiro de 2021, 07h:24 - A | A

COVID EM MT / COVID-19

Nova Xavantina continua com alta contaminação e 12 cidades com risco moderado

Da Redação
Única News



Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), confirma que o município de Nova Xavantina continua na classificação de risco “alto” para o coronavírus. A cidade está desde a última segunda-feira (8) nesta categoria. No início da semana o fórum suspendeu o expediente de forma presencial em todo o prédio, por cinco dias, após um dos servidores testar positivo para a Covid. O Poder Judiciário, assim como outros órgãos públicos, vêm adotando uma postura de fechamento dos seus prédios sempre que alguém aparece com sintomas ou confirma que é portador da doença.

Além de Nova Xavantina em risco alto, outros 12 municípios estão classificados com risco "moderado” para a Covid-19. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Alta Floresta, Barra do Garças, Primavera do Leste, Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Juara, Poconé e Cáceres.  Outros 128 municípios estão na classificação “baixo”, indicado pela cor verde. 

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES. Mato Grosso já registra 230.485 casos e 5.401 óbitos. Em 24 horas foram notificadas 1.173 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.

RECOMENDAÇÕES

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras. 

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia