28 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

JUDICIÁRIO Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 16:03 - A | A

26 de Maio de 2025, 16h:03 - A | A

JUDICIÁRIO / NOVA DESEMBARGADORA

Juanita Cruz da Silva Clait Duarte toma posse no Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Única News
Da Redação



Em uma cerimônia marcada por reconhecimento e trajetórias de superação, a magistrada Juanita Cruz da Silva Clait Duarte foi empossada como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta segunda-feira (26 de maio). A solenidade ocorreu no Plenário 1, “Desembargador Wandyr Clait Duarte”, reunindo magistrados, autoridades, familiares, amigos e servidores.

O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, conduziu a cerimônia e destacou, em seu discurso, a relevância da trajetória da nova integrante da Corte. “Sua presença no Tribunal de Justiça engrandece esta Casa. Que sua voz continue sendo instrumento de equilíbrio e esperança para tantos que confiam no poder transformador do Direito, ecoando em favor da Justiça, da equidade e da cidadania. Seja muito bem-vinda”, afirmou Zuquim.

Juanita foi conduzida ao Plenário pelo desembargador Rubens de Oliveira e pelo desembargador Jones Gattass Dias, respectivamente, o mais antigo e o mais recente membros da Corte estadual presentes na cerimônia. Após prestado o juramento de posse pela desembargadora, o diretor-geral do TJMT, Flávio Paiva Pinto, fez a leitura do termo de posse, que foi assinado pela magistrada.

Em seguida, o oficial de justiça vestiu as vestes talares em Juanita, que recebeu das mãos do desembargador-presidente do TJ sua nova carteira funcional. Ela também foi condecorada com o colar do mérito Judiciário, sendo muito aplaudida por todos.

Natural de Diamantino, a nova desembargadora do TJMT iniciou sua carreira na magistratura em 1992, trilhando uma longa trajetória em diversas comarcas do Estado. Sua atuação foi marcada por comprometimento, sensibilidade e firmeza, sobretudo nas Varas de Família e nos Juizados Especiais de Cuiabá, onde consolidou seu trabalho com olhar atento às demandas sociais.

Ao fazer uso da palavra, emocionada, Juanita iniciou seu discurso destacando sua fé e senso de responsabilidade. “Com humildade e senso de responsabilidade, sob a proteção de Deus e assistência da espiritualidade maior, assumo hoje, perante esta Corte e perante a sociedade que dela espera justiça, o honroso cargo de desembargadora”, declarou.

Ela fez questão de homenagear sua família, especialmente seus pais biológicos, Joana da Cruz Silva e Adelino Pedro da Silva, agricultores analfabetos, que priorizaram a educação dos filhos, muitas vezes à custa do próprio convívio familiar. Também citou seu pai afetivo, Wandyr Clait Duarte, ex-presidente do TJMT, a quem se referiu como fonte permanente de inspiração. “Sua ausência física hoje é sentida, mas sua presença em minha consciência é permanente”, afirmou, emocionando os presentes.

Em seu pronunciamento, Juanita também fez uma menção especial à filha, Juliane Silva Clait Duarte Barbosa. “Quero agradecê-la, meu amor, publicamente, por ser meu abrigo e colo nos momentos mais difíceis. O seu amor foi âncora e farol”, declarou.

Ao encerrar, reforçou seu compromisso com a magistratura e com a sociedade. “Estarei onde sempre estive: do lado da legalidade, da ética, da escuta sensível e da verdade, para que os jurisdicionados não sofram na pele a injustiça das inverdades. Porque em cada decisão levarei comigo a certeza de que a verdade não grita, mas resiste — e é nela que repousa a verdadeira Justiça.”

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia