Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016, 15:53 - A | A

13 de Outubro de 2016, 15h:53 - A | A

POLÍCIA / PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Bandidos voltam a atacar e pela 14ª vez assaltam Casa Barão de Melgaço

Contrato entre a Prefeitura Municipal e a União garantia previa a segurança do loca, afirma ex-presidente da academia

Karollen Nadeska / Única News



 

 

(Foto: Internet)

Casa Barão de Melgaço, localizada no Centro de Cuiabá

A Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá, foi novamente assaltada. Esta é a décima quarta vez que o patrimônio histórico é atacado por bandidos. O fato ocorreu na madrugada da última segunda-feira (10) e vários objetos foram levados.

 

 

No local funciona a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

 

 

Segundo o ex-presidente da academia, Eduardo Mahon, a Casa tem sido alvo de ladrões há aproximadamente um ano, quando foi realizada uma obra de revitalização, por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e a União, que havia oferecido o programa federal para algumas cidades do Brasil.

 

 

O contrato firmado, previa alguns itens, entre eles a segurança do local. De acordo com Eduardo, constava no termo a disponibilização do dinheiro para a Prefeitura e posteriormente o repasse da verba pública à empresa vencedora da licitação. 

 

 

Desta vez, os suspeitos levaram quase todos os equipamentos de trabalho, pertencentes a empresa, sendo: fio, piso, furadeira, escada e copos de bronze que estavam guardados no local a décadas. 

 

"Quando há uma liberação do projeto PAC Cidades Históricas, a União libera uma determinada verba e a prefeitura tem que dar uma contrapartida. Qual é a contrapartida da prefeitura? Número um, o projeto de engenharia e arquitetura, que é pela prefeitura que se faz e a segurança. Então no final das contas, a contrapartida da prefeitura é executar o projeto e o cumprimento do projeto. Seria essa e lamentavelmente não foi feito", disse Mahon.

 

Outro lado

 

 

Conforme a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, a verba está sendo repassada normalmente. No entanto, não tinha conhecimento dos assaltos frequentes no patrimônio.

 

 

Ainda de acordo com a assessoria, a empresa será notificada sobre o problema. 

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3