22 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017, 16:55 - A | A

10 de Agosto de 2017, 16h:55 - A | A

POLÍCIA / COMANDO VERMELHO

Comando Vermelho espanca, mata e usa as redes sociais para divulgar crimes

Aline Barbosa



(Foto: Divulgação)

 

A facção do Comando Vermelho vem sendo responsável por uma série de crimes em Cuiabá. E as mortes têm sido compartilhadas por meio de vídeos nas redes sociais.

 

Nesta quinta-feira (10), um dos vídeos disseminados pelo CV mostra dois jovens sendo espancados como forma de retaliação, por terem cometido roubos na capital e em Várzea Grande. Esse tipo de delito em comunidades periféricas é ‘proibido’ pela organização criminosa.

 

Nas imagens, as vítimas estão de joelhos com um cartaz em mãos escrito: “tô levando um salve porque fiz feio na quebrada”. Em seguida, os criminosos utilizam um pedaço de madeira para espancar as vítimas.

 

Os agressores também ameaçaram outras duas pessoas identificadas Clovão e Tom como sendo as próximas vítimas. Em seguida um rapaz de camisa branca é agredido com várias pauladas na costela e no abdômen. A outra vítima segura um cartaz com os dizeres: “tô levando um pau por ter roubado meus vizinhos”. Após ser espancado, ainda foi questionado por ter cometido os furtos nos bairros Jardim Marajoara e Jardim Paula, em Várzea Grande. 

 

Modus Operandi

O primeiro vídeo que o CV compartilhou nas redes sociais nessa semana foi na noite desta terça-feira (8), que mostra, em detalhes, a morte do taxista Douglas da Silva, no Distrito Barreira Branco. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era integrante da facção rival, ou seja, do Primeiro Comando da Capital (PCC).

 

O assassinato foi divulgado para transmitir recado para a organização criminosa rival. Antes de ser degolado, Douglas foi obrigado pelos criminosos a mandar recado para facção que ele é integrante. “Tá vendo ai patrão? É isso que a gente faz com o PCC. Aqui é vermelhão”, em seguida o taxista é degolado.

 

Na quarta-feira (9), o Comando Vermelho sequestrou dois homens por engano na capital. A primeira vítima estava chegando em sua residência no bairro Parque Amperco, quando foi abordada por quatro homens. 

 

A vítima que não teve o nome revelado foi abrigada a entrar no porta malas de um carro modelo Uno, de cor branca. O rapaz foi levado para um galpão em que estava uma segunda vítima.  Assim que chegaram ao local a quadrilha se identificou como membros do CV e que iriam executá-los.  

 

Uma das vítimas sobreviveu por ter conseguido fugir e buscar ajuda a um morador próximo da região. A PM foi acionada e depois de ter localizado o galpão não havia mais ninguém no cativeiro.

 

O site Única News entrou em contato com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Judiciária, porém, o delegado titular, Diogo Santana estava ausente e não retornou as ligações. 

 

 

 

Ações do Comando Vermelho 

No primeiro semestre desse ano, detentos do Comando Vermelho da unidade prisional ‘Ferrugem’, do município de Sinop (à 480 km de Cuiabá), comandaram uma rebelião.

 

O motivo era melhores condições no presídio. Ao todo cinco detentos foram mortos e 24 ficaram feridos.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3