12 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018, 09:56 - A | A

19 de Outubro de 2018, 09h:56 - A | A

POLÍTICA / FIM A AMBULANCIOTERAPIA

Médico eleito deputado quer ação para colocar fim ao caos na saúde

Luana Valentim



Foto: (Eduardo Cardoso)

Dr Gimenez

 

O deputado estadual eleito, Dr. Gimenez (PV), destacou em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real nesta quinta-feira (18), que pretende atuar na bancada estadual a favor da saúde no Estado que avalia estar em situação caótica. Propondo o aumento dos repasses para esta área de 12% para 15% e colocar fim a ambulancioterapia.

 

Como médico, o deputado avalia que a saúde no Estado está em situação caótica, tendo como principal causa a falta de repasse que vem dos impostos que deveriam ser revertidos para a população que necessita desse dinheiro. Ele ainda pontua que falta compromisso e responsabilidade com este setor.

 

“Como deputado, a função seria legislar, compor e indicar, mas parece que neste momento a função principal dessa bancada, composta por cinco médicos, é de fiscalizar para onde vai o recurso público e se está de fato sendo destinado a área de origem. Então essa função de fiscalizador do deputado se faz mais presente na Assembleia”, destacou.

 

Gimenez relatou que uma das propostas é que os 12% destinados para a saúde, sejam passados para 15%, pois esses 3% de aumento representa o montante de R$ 18 milhões que ajudaria, se bem aplicado e fiscalizado, a população mato-grossense que necessita.

 

Ele disse que é preciso parar com a ambulancioterapia, onde desloca pessoas do interior do Estado para a capital, pois ‘não é a ambulância que vai curar a pessoa, mas os médicos alocados nas regiões com resolutividade, exames de laboratório e um hospital adequado com profissionais devidamente treinados’.

 

“O médico geralmente é treinado e daí vem a minha indignação, como pode a saúde pública ter sido cuidada dessa forma? Eu sou uma vítima desse sistema também como médico, porque por melhor que eu possa ser, se o hospital não me der condições eu não terei como trabalhar. Então é preciso resolver o problema no local de origem para desafogar a capital”, frisou.

 

Completou ainda que como legislador, estará focado junto com o Executivo, em rever a tabela SUS, que é em âmbito federal, destacando que é uma necessidade. Pretendo assim melhorar a saúde no Estado.

 

Outro fator levantado foi sobre a redução do duodécimo aos Poderes, Gimenez afirmou que pretende, antes de opinar, entender a situação e que no momento está focado, como médico, em atuar na saúde pública na esperança de ajudar as pessoas, ‘não sendo um político de eleição, mas de mandato’.

 

“O foco que os deputados estaduais e federais possam agir na saúde, para depois vir a discutir a temática dos duodécimos”, relatou.

 

Gimenez pontuou que é preciso estudar a questão dos repasse aos Poderes analisando que em alguns sobra dinheiro enquanto falta em outro. Mas que os novos deputados ainda não possuem informações de como está a real situação sobre esta questão, por isso não tem como emitir uma opinião.

 

O deputado revelou que a pretende se posicionar de acordo com o que o governo decidir, podendo ser de situação caso o Executivo haja de acordo com os anseios da população. Porém, ainda é uma fase de negociação, precisando conversar com o novo gestor Mauro Mendes (DEM).

 

“Nos atos em que ele agir de acordo com os anseios da população, o PV estará junto com o governo, caso haja contra, estaremos na oposição”, finalizou.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia