Cuiabá, 08 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 24 de Julho de 2020, 14:20 - A | A

24 de Julho de 2020, 14h:20 - A | A

POLÍTICA / NOVO DECRETO

Mendes autoriza reabertura do comércio sem restrição de horários; Entenda

Euziany Teodoro
Única News



O governador Mauro Mendes publica um novo decreto, nesta sexta-feira (24), autorizando a reabertura do comércio nas cidades que estão seguindo quarentena coletiva obrigatória, devido ao risco "alto" e "muito alto" de contaminação da Covid-19, como é o caso de Cuiabá e Várzea Grande.

Pelo decreto, as atividades não essenciais voltam a funcionar sem restrições de horários, mas com restrições das respectivas capacidades e com uma fiscalização mais severa, de acordo com as recomendações da vigilância sanitária. Quando a classificação de risco for "alta", a capacidade de atendimento deverá ser de até 70%. Quando a classificação for de risco "muito alto", o atendimento fiacará restrito a 50% da capacidade.

"Os serviços e as atividades não essenciais privadas, funcionarão com no máximo 70% da respectiva capacidade, possibilitada a comercialização por meio virtual de serviços e produtos, mediante entrega por delivery, quando for o caso", diz o decreto.

A medida traz alívio ao comércio, que foi obrigado a fechar as portas novamente, há um mês, quando a justiça determinou o "lockdown" nas duas cidades.

O governador manteve outros tipos de aglomerações proibidos, como festas, mesmo em domicílio; cinemas, shows, teatro e jogos de futebol. A Polícia Militar poderá agir nestes casos.

"Proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que causa a aglomeração, tais como shows e jogos de futebol, cinema, teatro, casa noturna e congêneres, festas e confraternizações familiares e congêneres, ainda que realizadas em âmbito domiciliar, com intensa e especial fiscalização pelos agentes fiscais inclusive com apoio policial", escreveu.

A deputada Janaina Riva comemorou a decisão, tomada após intenso diálogo com representantes do setor e deputados estaduais. "Isso só foi possível graças ao DIÁLOGO! Governo, Assembleia Legislativa, judiciário, segmentos econômicos, Ministério Público e uma forte atuação da Casa Civil, através do secretário Mauro Carvalho".

O decreto passa a ser impositivo e os prefeitos precisam comprovar a necessidade de maior rigor ao publicarem seus decretos.

O governador concede coletiva de imprensa em poucos minutos para explicar detalhes do novo decreto.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Crys Pacheco 24/07/2020

Ele liberou pq não é a família dele que vai ficar exposta ao vírus, pq meu esposo sendo obrigado a trabalhar pegou o vírus e como moramos em apenas uma peça e tamos sendo obrigados a ficar no mesmo ambiente eu ele e a nossa filha de 4 anos.. Isso pq não tão ai pra populacao e so querem saber que querem os pobres trabalhando pra encher os bolsos deles... Palhaçada, eles quando ficam doentes saem do estado, os pobres ficam doentes vão direto pro caixão

Marlene Tortorelli 24/07/2020

GLÓRIAS A DEUS NOSSO SENHOR PELO DIA DE HOJE!

2 comentários

1 de 1