04 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Terça-feira, 28 de Setembro de 2021, 09:53 - A | A

28 de Setembro de 2021, 09h:53 - A | A

POLÍTICA / MODELO POLÍTICO

Seis deputados de MT votam pelas federações partidárias

Abraão Ribeiro
Única News



Do total de oito representantes de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, seis votaram pela derrubada do veto do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) à criação das federações partidárias.

Trata-se dos parlamentares Emanuel Pinheiro Neto (PTB), Nelson Barbudo (PSL), Neri Geller (PP), Rosa Neide (PT), Juarez Costa e Valtenir Pereira, estes dois últimos filiados ao MDB.

Apenas o deputado federal José Medeiros (Podemos) votou pela manutenção do veto. O deputado Leonardo Albuquerque (SD) estava ausente.

Os três senadores, Jayme Campos (DEM), Wellington Fagundes (PL) e Carlos Fávaro (PSD) votaram pela manutenção do veto.

A votação foi realizada em uma sessão conjunta do Congresso Nacional na segunda-feira (27).

O que é federação partidária?

Os partidos que decidirem formar uma federação devem permanecer nela por um mínimo de quatro anos e, para a federação continuar em funcionamento até a eleição seguinte, devem permanecer nela dois ou mais partidos. Valem para a federação partidária todas as normas sobre as atividades dos partidos políticos nas eleições, como registro de candidatos, uso de recursos eleitorais, propaganda eleitoral, prestação de contas e convocação de suplentes.

Também serão aplicadas todas as normas quanto ao funcionamento parlamentar e à fidelidade partidária, mas serão asseguradas a identidade e a autonomia dos partidos integrantes.

Bolsonaro vetou a proposta alegando que contribuiria para a fragmentação partidária do país, já que partidos combinados em federação podem somar seus resultados eleitorais para superar a cláusula de barreira.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia