Abraão Ribeiro
Única News
Do total de oito representantes de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, seis votaram pela derrubada do veto do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) à criação das federações partidárias.
Trata-se dos parlamentares Emanuel Pinheiro Neto (PTB), Nelson Barbudo (PSL), Neri Geller (PP), Rosa Neide (PT), Juarez Costa e Valtenir Pereira, estes dois últimos filiados ao MDB.
Apenas o deputado federal José Medeiros (Podemos) votou pela manutenção do veto. O deputado Leonardo Albuquerque (SD) estava ausente.
Os três senadores, Jayme Campos (DEM), Wellington Fagundes (PL) e Carlos Fávaro (PSD) votaram pela manutenção do veto.
A votação foi realizada em uma sessão conjunta do Congresso Nacional na segunda-feira (27).
O que é federação partidária?
Os partidos que decidirem formar uma federação devem permanecer nela por um mínimo de quatro anos e, para a federação continuar em funcionamento até a eleição seguinte, devem permanecer nela dois ou mais partidos. Valem para a federação partidária todas as normas sobre as atividades dos partidos políticos nas eleições, como registro de candidatos, uso de recursos eleitorais, propaganda eleitoral, prestação de contas e convocação de suplentes.
Também serão aplicadas todas as normas quanto ao funcionamento parlamentar e à fidelidade partidária, mas serão asseguradas a identidade e a autonomia dos partidos integrantes.
Bolsonaro vetou a proposta alegando que contribuiria para a fragmentação partidária do país, já que partidos combinados em federação podem somar seus resultados eleitorais para superar a cláusula de barreira.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3