Keka Werneck
Única News
Deputado petista Valdir Barraco abrirá audiência pública, nesta quinta-feira (4) à tarde, no auditório da Assembleia Legislativa, reforçando a defesa do VLT e contra o projeto do Governo do Estado, de implementar o BRT.
Está confirmado que a tarefa de defender o BRT, representando o governador Mauro Mendes (DEM) no evento, será do engenheiro de transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafael Detoni.
A audiência começará às 14h e será aberta a quem quiser participar, de forma presencial ou online.
Diversas autoridades vão para o embate, que iniciou em dezembro, quando Mendes anunciou, sem discussão ampla e prévia, que abandonaria a obra mal acabada do VLT e sairia do zero, com o BRT. Ao anunciar a decisão de Governo, Mauro disse que o BRT é mais rápido para ser executado, mais barato e mais fácil de ser ampliado, enquanto o VLT já consumiu mais de R$ 1 bilhão do patrimônio público e está longe de ser concluído.
Para Barranco, não tem como “deixar isso para lá”, justamente pelo volume de dinheiro público que já consumiu. Ele discorda de mandar para o lixo os vagões comprados e que estão deteriorando na estação final do modal, assim como trilhos, que cortam, por exemplo, a Avenida da FEB, em Várzea Grande.
Aliás, comerciantes da Avenida da FEB já confirmaram presença e também querem influenciar. Entre eles, há a preocupação de serem duplamente punidos: uma vez, quando os trilhos lá foram colocados e nunca utilizados, servindo apenas para atravancar a movimentação da clientela na região; e agora, não sendo alcançados pelos ônibus modelo BRT.
Os deputados federais Emanuelzinho (PTB) e Rosa Neide (PT) vão para o embate, mas o deputado federal José Medeiros (Podemos), coordenador do VLT na bancada federal, estará ausente. Alegou estar envolvido com planejamento inicial do presidente do Congresso Arthur Lira (Progressistas-AL), que venceu disputa pela presidência, com apoio do presidente Jair Bolsonaro, e é do grupo de Medeiros.
Há ainda a expectativa de participação na audiência do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), outra autoridade que deve sair em defesa do VLT. Promotores e deputados também estão na lista.
O resumo da audiência será encaminhado ao Governo do Estado, que, até o momento, mostra-se convencido de que o BRT é o melhor a fazer. Até agora, já conseguiu aprovação da Assembleia para mudar convênio com a Caixa Econômica Federal, mas sequer abriu discussão com os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, maiores interessados no modelo de transporte, embora VG já tenha anunciado que aceita o novo modal.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3