Ari Miranda
Única News
Às vésperas das eleições municipais, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) divulgou um balanço geral das candidaturas registradas nas eleições municipais deste ano em Cuiabá.
Segundo a Corte Eleitoral, nas eleições de 2024, 454 pessoas ingressaram com pedidos de registro de candidatura na capital. Destas, 421 foram deferidas, 6 indeferidas, 1 deferida com recurso, 3 indeferidas em prazo recursal ou com recurso, 3 pedidos não foram conhecidos, 19 renunciaram e uma teve pedido não conhecido em prazo recursal ou com recurso.
Além disso, foi divulgada a relação de candidatos a vereador que foram condenados e denunciados em ações penais na capital. Os condenados, um total de três, tiveram seus registros de candidatura barrados por inelegibilidade, em razão de condenação em ação penal no Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).
São Eles: Nicássio Barbosa, o “Nicássio do Juca” (MDB), condenado por tentativa de homicídio; Plínio Junior (SD) e Sargento Nelson Junior, ambos condenados por crime contra o patrimônio. Nestes casos, os três correm o risco de não serem empossados caso sejam eleitos.
Além deles, outros seis candidatos a vereador de Cuiabá também respondem a processos criminais, porém não estão inelegíveis:
- Albert Arruda (PSD), por homicídio qualificado;
- Márcia Cristina da Silva - “Márcia Bronze”, por lavagem de bens, direitos e valores;
- Luiz Augusto Gomes - "Luizinho Gomes" (PV), pelo crime de posse irregular de arma de fogo;
- Ricardo Arruda (PP): falsificação de documento público;
- Ronaldo da Silva, o “Ronaldo Pedra 90” (PMB), por receptação e estelionato, e;
- Fernando Alencar Bezerra, o “Alencar do Ferro Velho” (PMB), por falsificação de documento particular.
As eleições municipais acontecem neste domingo (6) das 7h da manhã as 4 da tarde nos municípios mato-grossenses que seguem o fuso horário da Capital; e das 8h da manhã as 17 horas nos municípios de MT que seguem o horário de Brasília.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!