Ari Miranda
Única News
Apesar de figurar na liderança isolada nas pesquisas eleitorais mais recentes, o pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (UB), disse a jornalistas na noite de segunda-feira (5) que os resultados não representam uma garantia de vitória nas eleições municipais de outubro.
Nas pesquisas, realizadas pelos Institutos Exame Dados e Percent Brasil divulgadas nesta segunda-feira (5), Botelho aparece com aproximadamente 12 pontos de vantagem à frente do segundo colocado, o deputado federal Abílio Brunini (PL).
Mesmo com o resultado favorável, Botelho foi humilde ao reconhecer que a campanha “não está ganha” e ainda há muito a ser feito.
“Sobre pesquisa [eleitoral], eu sempre falo uma coisa: que ela mostra o momento, ela mostra uma tendência, não quer dizer que é o resultado. Nós temos que trabalhar muito, ninguém ganhou nada”, destacou.
“[A pesquisa] mostra que estamos no rumo certo, no caminho certo. Mas temos que trabalhar muito, temos que progredir muito ‘pra’ nós chegarmos lá”, pontuou.
A PESQUISA
No primeiro levantamento, da Exame Dados, Eduardo Botelho aparece com 35,17% das intenções de votos na modalidade estimulada, enquanto Abilio Brunini (PL) marca 24,39%, Lúdio Cabral (PT) 17,31%, Reginaldo Teixeira (Novo) 1,17% e Domingos Kennedy 0,84%. Já 19,05% dos eleitores não souberam ou não responderam, enquanto 2,17% sinalizaram em branco ou nulo.
A pesquisa da Exame Dados ocorreu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, possui amostra de 1.200 entrevistas, com a margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,0% e foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-01937/2024.
Já na segunda pesquisa de intenção de votos, a Percent, Botelho tem a preferência de 33,8%, Abílio aparece com 21,7%, Lúdio Cabral com 17,4% e Domingos Kennedy com 2%. O levantamento aponta 17% de indecisos e 7,1% de brancos ou nulo, enquanto 1% não responderam o questionário.
A pesquisa Percent ouviu 1200 pessoas e a coleta de dados se deu entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Ela está registrada sob o número MT-09236/2024 no TSE.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!