03 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017, 10:36 - A | A

27 de Fevereiro de 2017, 10h:36 - A | A

POLÍTICA / ENTENDIMENTO SUPREMO

Por decisão do STF, desembargadores de MT continuam sem receber auxilio-transporte

Por Suelen Alencar/Única News



stf

 

Os desembargadores do Estado de Mato Grosso continuarão sem receber o pagamento mensal a título de "auxilio-transporte", após o Supremo Tribunal Federal (STF),  negar o mandado de segurança impetrado pela Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso. A procuradoria questionava a decisão Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2009, que na época proibiu o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) de realizar qualquer espécie de pagamento mensal a título de “auxílio-transporte” aos desembargadores do estado.

 

A decisão é do último dia 10 de fevereiro e assinada pelo desembargador  Edson Fachin. No documento Fachin afirma que a competência é da União legislar sobre o assunto. 

 

"Diante da ilegalidade na concessão de vantagem não prevista na Loman (Lei Orgânica da Magistratura) - auxílio-transporte - e da competência privativa da União para legislar sobre o regime jurídico único da magistratura nacional, não se caracteriza o direito líquido e certo do Impetrante, a justificar a concessão da segurança pleiteada na presente ação mandamental", aponta trecho da decisão. a

Para o magistrado os argumentos apresentadors pela Associação Mato­Grossense de Magistrados (AMAM) são "teimosos"  e configurados na "má-fé". 

 

"Tendo em vista essa circunstância e a tentativa recalcitrante da AMAM de ingressar no feito, no polo ativo da demanda, alerto que, nos termos da legislação processual vigente, configura­se litigância de má­ fé deduzir pretensão contra texto expresso de lei ou provocar incidente manifestamente infundado, sob pena de multa”.

 

Suspenso desde 2007 pelo CNJ o Auxílio-Transporte aos desembagadores do TJMT, representa o valor de 15% do salário dos magistrados.  (Com informações Folha de São Paulo)

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia