Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020, 15:39 - A | A

07 de Fevereiro de 2020, 15h:39 - A | A

POLÍTICA / ALERTA MUNDIAL

Secretário de Saúde descarta suspeita de infecção por coronavírus em MT

Elloise Guedes
Única News



O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou na tarde dessa sexta-feira (7) que a paciente internada no isolamento do Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) não apresenta sintomas compatíveis com o coronavírus.

Segundo informações, a paciente veio de uma viagem da Ásia e procurou o hospital afirmando que estava com uma gripe forte. O coronavírus é responsável por 637 mortes e 31.211 casos confirmados, de acordo com o último balanço do governo Chinês.

"A paciente não apresenta nenhuma das três alternativas para se tornar isso um caso de investigação. Muito provavelmente foi uma crise respiratória. A paciente nunca teve febre desde o dia que chegou no Brasil, não teve contato com pessoas infectadas com o coronavírus e não esteve na área de abrangência desta contaminação”, garantiu o secretário.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde descartou a suspeita. "Esclarecemos que a paciente não se enquadra como caso suspeito acima descrito. Entretanto, o caso está sendo acompanhado e investigado para diagnóstico diferencial para síndrome gripal, conforme rotina do Sistema Único de Saúde", diz a nota.

O secretário disse que não a com que a população se preocupar, pois os médicos já analisaram e a paciente deve receber alta hospitalar em breve.
No Brasil, há 9 casos suspeitos nos Estados de Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (1) e São Paulo (3). Nenhum foi confirmado. Ao todo, 24 suspeitas já foram descartadas.

Presidente Jair Bolsonaro sancionou lei de quarentena, que regulamenta o tratamento dos brasileiros que deverão ser trazidos da China.
De acordo com o Ministério da Saúde, é considerado caso suspeito se o paciente apresentar febre e ao menos um sintoma respiratório (como tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e também se viajou à China nos últimos 14 dias ou se teve contato próximo com alguém que tem suspeita ou é um caso confirmado de coronavírus.

Os casos confirmados são definidos após análises laboratoriais que detectam o 2019-nCoV.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia