Cuiabá, 15 de Junho de 2024

VOLTA AO MUNDO Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2023, 08:07 - A | A

29 de Dezembro de 2023, 08h:07 - A | A

VOLTA AO MUNDO / CONSEQUÊNCIAS

Donald Trump fica inelegível no Maine e não poderá disputar as primárias no estado

R7



Foto: Joshua Roberts/Reuters

Trump

 

A principal autoridade eleitoral do Maine decidiu, nesta quinta-feira (28), que Donald Trump é inelegível e não poderá disputar as primárias no estado, por sua tentativa de anular o resultado das urnas na eleição de 2020 e por incentivar seus apoiadores a invadir o Congresso do país. 

Na semana passada, o Colorado concluiu que a 14ª Emenda da Constituição americana impede o ex-presidente de concorrer novamente à Casa Branca devido ao seu papel no ataque de 6 de janeiro ao Capitólio.

Trump foi indiciado num caso federal e na Geórgia pelo seu papel na tentativa de reverter a vitória de Joe Biden, mas não foi acusado de insurreição relacionada com o ataque de 6 de janeiro.

Uma decisão da Suprema Corte dos EUA poderia resolver a questão da elegibilidade de Trump em todo o país.

Em Michigan, eleitores tentaram entrar com um recurso para também impedir o republicano de disputar as primárias. No entanto, a Suprema Corte do estado não o aceitou.

"Não estamos convencidos de que as questões apresentadas devem ser analisadas por essa Corte", disseram os juízes em um breve despacho.

Trump lidera a disputa para ser o candidato do Partido Republicano na próxima eleição presidencial.

Biden caminha para ser o representante do Partido Democrata, mas a baixa popularidade e as pesquisas eleitorais podem mudar essa situação.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia