Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 16 de Junho de 2020, 15:33 - A | A

16 de Junho de 2020, 15h:33 - A | A

CIDADES / CAMPO VERDE

Com 1ª morte confirmada, Prefeitura pretende flexibilizar restrições essa semana

Euziany Teodoro
Única News



Mesmo com a priemira morte confirmada pela Covid-19, o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, anunciou que pretende flexibilizar as regras restritivas adotadas na cidade a partir da próxima sexta-feira (19). As regras foram estabelecidas no Decreto 046/2020 e estão em vigor até o próximo dia 18, para conter o avanço da doença.

A informação foi repassada durante reunião com representantes de academias, salões de beleza, barbearias, Igrejas, bares, restaurantes e pequenos comércios, realizada no Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati.

O primeiro óbito foi registrado nessa segunda-feira (15), quando um idoso de 79 anos faleceu. Ele estava internado no Hospital Regional de Rondonópolis e tinha outras comorbidades. Ele era hipertenso e não estava nos casos notificados da doença no município.

Ainda assim, o prefeito afirmou que o momento atual "é favorável à flexibilização e ao retorno das atividades" desses segmentos. “Mas eu tenho dito também para essas pessoas que isso não é nada definitivo. De uma hora pra outra muda o cenário e, como eu falei, a prioridade é a vida do cidadão”, ressaltou.

Fábio disse também que se sensibiliza com as categorias que estão com o funcionamento suspenso e com o faturamento prejudicado. “É claro que nós temos preocupação com o cidadão em relação ao bem-estar na questão econômica. É óbvio. Mas a defesa da vida prevalece e tem que prevalecer sempre”, disse. “Mas eu vejo que no cenário de hoje está favorável para que a gente possa retornar essas atividades na sexta-feira (19)”, completou.

O prefeito frisou que a flexibilização das regras será debatida durante reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, que será realizada na próxima quinta-feira (18). “O nosso desejo é que a gente possa retornar essas atividades”, disse. “Mas volto a frisar: o direito à vida e à saúde das pessoas vem em primeiro lugar”, completou.

Fábio informou que pretendia autorizar o funcionamento desses segmentos, no entanto isso não foi possível devido ao aumento significativo no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus na cidade na última semana. “Justamente na hora de fazer o decreto nós vimos um cenário bastante preocupante em relação a vagas em leitos de UTI e então nós recusamos dessa decisão”, destacou.

Na última semana, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, divulgou que o sistema hospitalar público do estado estava preste a entrar em colapso. Em Rondonópolis, que é referência para o recebimento de pacientes de Campo Verde com Covid-19, havia apenas um leito disponível.

Essa situação fez com que a Administração Municipal endurecesse as regras de controle da doença visando proporcionar mais segurança à população. “Para nós o mais importante de tudo é a vida, é a saúde, [é] proteger a vida do cidadão. E a Prefeitura tem responsabilidade nisso”, frisou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia