Cuiabá, 18 de Maio de 2024

COVID EM MT Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 09:00 - A | A

16 de Setembro de 2021, 09h:00 - A | A

COVID EM MT / ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO

Cidade em MT suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

Thays Amorim
Única News



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jaciara (a 143 km de Cuiabá) informou que a vacinação de adolescentes sem comorbidades está suspensa a partir desta quinta-feira (16), sob recomendação do Ministério da Saúde. O início da vacinação de adolescente com 13 anos estava prevista para a tarde desta quinta, mas foi cancelada.

No documento encaminhado à SMS, o órgão revisa a nota técnica anterior que autorizava a vacinação dos adolescentes sem comorbidades. Segundo o Ministério, a vacinação em adolescentes deve ocorrer somente para quem tem algum fator de agravamento para a Covid-19.

O comunicado foi enviado pelo Ministério da Saúde à SMS nesta manhã. A prefeitura informou que até que todos os pontos sejam esclarecidos, a imunização deste grupo ficará suspensa.

A coordenadora de imunização de Jaciara, Francielly Carnaúba, esclareceu que os adolescentes entre 12 e 17 com a algum tipo de deficiência ou comorbidade devem vacinar normalmente. As vacinas estão sendo aplicadas nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) de Santo Antônio e Centro.

"É importante que este grupo procure o mais rápido possível e se imunize. Lembrando que devem estar acompanhados por um adulto e munidos de documentos pessoais, laudo médico que comprove a comorbidade e cartões de vacina", orientou a coordenadora.

A Nota Técnica nº 40/2021 do Ministério da Saúde foi publicada na noite da última quarta-feira (15) e revisou a recomendação da vacinação em adolescentes. No documento, o órgão recomenda a imunização apenas de adolescentes de 12 a 17 anos que possuam deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia