Cuiabá, 26 de Abril de 2024

COVID EM MT Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 11:20 - A | A

03 de Março de 2021, 11h:20 - A | A

COVID EM MT / EXAUSTÃO

Profissionais da Saúde em Cuiabá terão férias escalonadas após um ano

Abraão Ribeiro
Única News



Desde o dia 16 de março de 2020, quando em um decreto municipal a Prefeitura de Cuiabá suspendeu as férias dos profissionais que trabalham na rede pública de saúde por conta do então início da 1ª onda da covid-19, esses servidores passaram a trabalhar na linha de frente do combate e agora estão chegando ao limite da exaustão.

Percebendo isso, a secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, decidiu, nesta semana, liberar férias escalonadas para esses profissionais da saúde que exercem atividades finalísticas, ou seja, que atendem diretamente os pacientes com coronavírus.

Na época, o decreto do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), criou o comitê de enfrentamento ao coronavírus, suspendendo as férias e licenças-prêmio dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde que exercem atividades finalísticas. Segundo Pinheiro, a medida foi para combater o avanço da doença e cumprir o atendimento dos pacientes internados devido ao “novo inimigo”.

Quase um ano depois da suspensão, Ozenira decidiu fazer um escalonamento para que esses servidores consigam tirar os dias de férias. Segundo a assessoria, a decisão foi tomada porque estes profissionais estão exaustos.

Uma portaria deve ser publicada nos próximos dias para regulamentar este revezamento.

Em Várzea Grande, a Prefeitura decidiu manter suspensa as férias dos servidores da Saúde. Nessa terça-feira (2), um decreto municipal estabeleceu medidas mais restritivas de funcionamento de setores da economia, uso de equipamentos públicos e funcionamento das unidades escolares públicas e privadas para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

Entre as medidas, o município manteve a suspensão das férias e licenças prêmios concedidas aos servidores públicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde que exerçam suas funções na linha de frente, mediante ordem do secretário de Saúde, quando necessário.
Além dessa medida, o município prorrogou por mais 60 dias o estado de situação de emergência, adotou o toque de recolher entre as 21 h até as 5h da manhã.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia