Cuiabá, 26 de Abril de 2024

GERAL Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021, 21:45 - A | A

16 de Fevereiro de 2021, 21h:45 - A | A

GERAL / GRANDE PIANISTA DE CUIABÁ

Dunga Rodrigues será homenageada em sarau: ícone da cultura mato-grossense

Assessoria
Única News



Ícone da cultura mato-grossense, a professora, musicista, historiadora e escritora Maria Benedita Deschamps Rodrigues, a Dunga Rodrigues será homenageada com o Sarau Dunga Rodrigues Vive, a ser realizado no dia 29 de abril na Casa Barão de Melgaço. O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc Cuiabá, é uma parceria entre a proponente Elizabeth Madureira Siqueira e o Conservatório Musical Dunga Rodrigues.

O Sarau incorporará músicas tocadas ao piano Fritz Dobbert (consagrada indústria de pianos clássicos), emprestado pelo Conservatório, sendo que o transporte e a afinação do instrumento estarão a cargo de especialistas. Para Elizabeth Madureira, “o sarau será um tributo a esta grande musa da cultura mato-grossense, mulher muito a frente de seu tempo, contemporânea até hoje, Dunga Rodrigues”.

Nas apresentações musicais, serão executadas diversas peças pelas pianistas Ébe Sofia Amorim e Edith Seixas, esta última diretora do Conservatório. Iniciará com a Rapsódia Cuiabana - composição do Maestro de Bauru/SP especialmente para a professora Dunga e executada originalmente ao piano e violino, por ocasião dos 250 anos do aniversário de Cuiabá. O Conservatório Dunga Rodrigues, para o Sarau, apresentará uma adaptação desta peça musical em 4 mãos, elaborada pela professora Hannelore Emma Bucher, de Vitória (ES), e encomendada pela pianista professora Edith Seixas. 

Além disso, serão executadas quatro peças do grande compositor Ernesto Nazareth: a valsa sentimental Turbilhão de beijos, o famoso Brejeiro, um dos mais famosos tangos brasileiros, Turuna, que é um tango característico, finalizando com Odeon, um tango do mesmo compositor.

Além das músicas executadas ao piano, o Sarau contará com a participação de um casal de dançarinos, Priscila de Paula e Francismar Petini, integrantes do grupo Flor Ribeirinha, que apresentarão performances de dança durante as músicas.

Integrando as linguagens, o veio literário de Dunga também será contemplado, com o lançamento da obra Tributo do IHGMT a Dunga Rodrigues pelos seus 102 anos de nascimento, coordenada pela professora Elizabeth Madureira. Nele, crônicas até então inéditas de Dunga mereceram apresentações elaboradas por diversos intelectuais convidados. A obra foi produzida e impressa em 2020, graças ao apoio do Edital prêmio Ponto de Cultura/SECEL-MT, e será distribuída aos presentes no Sarau.

Além do público convidado, espera-se a presença de familiares de Dunga Rodrigues que viajarão do Rio de Janeiro para Cuiabá, especialmente para o Sarau. A organização ressalta que o evento seguirá todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia