28 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

JUDICIÁRIO Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 13:42 - A | A

27 de Maio de 2025, 13h:42 - A | A

JUDICIÁRIO / APÓS BRIGA DE “CARTOLAS”

Juíza nomeia advogado como interventor da FMF e determina audiência de conciliação

Advogado Thiago Dayan da Luz foi nomeado em razão do encerramento do mandato de Aron Dresch nesta segunda, 26.

Ari Miranda
Única News



Em decisão assinada pela juíza Ana Cristina da Silva Mendes, da 4ª Vara Cível de Cuiabá, o advogado Thiago Dayan da Luz Barros foi nomeado para assumir o posto de interventor provisório da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF).

A decisão foi assinada na noite desta segunda-feira (26).

No início deste mês, a disputa pela presidência da FMF estampou as capas dos noticiários locais, após a “queda de braço” travada entre os ‘cartolas’ do futebol de MT, Aron Dresch - ligado à diretoria do Cuiabá Esporte Clube e que concorre à reeleição; e o dono do Grupo Gazeta de Comunicação e presidente do Mixto Esporte Clube, João Dorileo Leal, que lidera a chapa “Federação para Todos”.

Diante do embate, a eleição da Federação foi suspensa pela Justiça por supostas irregularidades no processo. Além disso, segundo a juíza, o fato da eleição não ter ocorrido e o mandato de Aron Dresch ter se findado nesta segunda-feira (26) e o risco iminente de a associação ficar sem um gestor foram os fatores determinantes para se estabelecer um interventor para a federação.

Para a magistrada, o momento da FMF é de "inércia e incertezas".

"A manutenção da atual situação de inércia e de incerteza quanto à governança da entidade requerida gera prejuízo concreto à ordem desportiva, ao funcionamento administrativo da FMF, e à própria legalidade do exercício de mandatos eventualmente prorrogados de forma informal ou excepcional", cita trecho da decisão.

A uma condição de ausência de governo legítimo e eficaz na entidade, incompatível com o princípio da continuidade institucional e da função social da associação civil. [...] A intervenção judicial, nesta hipótese, não viola a autonomia associativa, mas a preserva, ao evitar a paralisação de uma entidade privada de interesse público e que exerce relevante função social no âmbito do desporto estadual”, emendou.

Ana Cristina Mendes ressaltou ainda que Thiago Dayan será um “administrador provisório”. Porém “não substituirá a vontade da associação, mas atuará de forma estritamente instrumental e temporária, apenas para manter o regular expediente da entidade e viabilizar a realização da Assembleia Geral destinada à eleição e posse da nova Diretoria”.

Por fim, na mesma decisão, a juíza também determinou para as 14h da próxima sexta-feira (30) uma audiência de conciliação no Fórum de Cuiabá, entre a diretoria da Federação Mato-grossense de Futebol e a Associação Camponovense Celeiro de Futebol (ACCF), autora da ação judicial, onde soluções consensuais para o impasse e a marcação de uma nova data para as eleições da entidade.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia