Por Suelen Alencar / Única News
(Foto:Assessoria)

Eleito com 60, 4% dos votos, Emanuel Pinheiro (PMDB) foi recebido por uma grande quantidade de pessoas o Centro de eventos do Pantanal. Os apoiadores de Pinheiro gritavam palavra de ordem como “Taques pode esperar a sua hora vai chegar”,como forma de protesto ao governador Pedro Taques (PSDB).
O novo gestor do Palácio Alencastro reafirmou o compromisso de campanha de que não haverá atraso de salário dos servidores em Cuiabá.
“Eu sendo prefeito não há a mínima possibilidade atrasar o salário de servidor público em Cuiabá”, reafirmou.
Quanto à articulação para a transição da administração da capital, Emanuel sinalizou que as conversas com o prefeito Mauro Mendes (PSB) irão fluir da melhor maneira, mas que ainda irá preparar uma equipe para organizar todo o processo.
“Vamos conversar com os partidos, com a sociedade civil organizada para preparar uma equipe se transição competente [...] ainda não temos nada definido, mas tudo será conversado da melhor forma possível”, afirmou.
A coligação “um novo prefeito para uma nova Cuiabá” defendeu durante todo o processo eleitoral, a idéia de uma nova administração com a proposta humanizar. O peemedebista voltou a dizer que será um prefeito ligado a sociedade e agradeceu os 157.877 votos.
“Quero ser um prefeito próximo das pessoas, humilde e que eu possa conversar e ouvir as pessoas [...] eu não vou decepcionar os milhares de votos de ganhei,
O candidato Wilson Santos (PSDB), apoiado pelo governador Pedro Taques, somou 39,6% da preferência do eleitorado. No entanto os votos brancos, nulos e abstenções somaram 153.738.
Primeiro turno
No primeiro turno, Emanuel Pinheiro recebeu 98.051 votos, o que corresponde a 34,15% dos votos válidos. Já Wilson Santos obteve 81.531 votos, o equivalente a 28,40%. Já o terceiro colocado, Procurador Mauro (PSOL) recebeu 71.336 votos. Ao todo, foram disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) 1.168 urnas eletrônicas, distribuídas em 161 locais de votação, nas seis Zonas Eleitorais.
Biografias
Emanuel Pinheiro - filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Maria Helena de Freitas Pinheiro, tem vocação política herdada do seu pai, que se destacou na política nacional como deputado federal. Político atuante, teve a trajetória tragicamente interrompida em 26 de junho de 1974. Em 1993, Emanuel Pinheiro se casa com Márcia A. Khun Pinheiro e tem dois filhos, Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Elvis Kuhn Pinheiro.
Em 1988, forma-se em Direito, no Centro de Ensino Unificado de Brasília, no Distrito Federal e torna-se vereador de Cuiabá pelo PFL, com 1.403 votos sendo o quinto mais votado dos 21 parlamentares da Legislatura. Na época era o mais jovem vereador de Cuiabá. Em 1992, consolida-se na Câmara Municipal de Cuiabá em seu segundo mandato de vereador. Foi o terceiro mais votado na época, assumindo a liderança do PFL na Casa de Leis.
Em 1994, com apenas 29 anos, foi eleito deputado estadual com quase 10 mil votos. Destaque para o Projeto de Lei que instituía incentivo fiscal para as empresas que contratarem pessoas com mais de 40 anos de idade. Em 1998 foi reeleito à Assembleia Legislativa com 14 mil votos. Destaque para a criação da CPI da Compra de Votos, na qual foram investigados casos de corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2000.
Em 2000, adquire sua primeira experiência política em candidatura majoritária no pleito, da Prefeitura de Cuiabá. Na época foi candidato pelo antigo PFL não obtendo êxito nas urnas. Em 2002, com quase 14 mil votos, mesmo sendo mais votado que vários eleitos, é conduzido a primeira suplência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) devido à legislação eleitoral. Em 2005, assume a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), na gestão do então prefeito Wilson Santos (PSDB).
Em 2010, Emanuel Pinheiro é eleito deputado estadual pelo Partido da República (PR) com mais de 20 mil votos. Em 2014 é reeleito com 34 mil votos Emanuel Pinheiro é reeleito deputado estadual pelo Partido da República. Neste domingo, aos 51 anos, conquista seu primeiro mandato para cargo executivo, como prefeito de sua cidade natal, Cuiabá.
Niuan Ribeiro - advogado e empresário no ramo de Comunicação e Agronegócio, Niuan é formado em direito pela UFMT, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresa pela FGV-Brasília, com extensão pela Universidade de Ohio (EUA). Pós-graduando em Direito Tributário. Militante do PTB desde 20/04/2002. Ex-Presidente Estadual da Juventude do PTB e Ex-Vice-Presidente Nacional da Juventude do PTB. Neste domingo, 30 de outubro, é eleito prefeito de Cuiabá.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3