Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 22 de Julho de 2020, 16:43 - A | A

22 de Julho de 2020, 16h:43 - A | A

POLÍTICA / NOVO DECRETO

VG libera academias e salões e recorre à Justiça pelo comércio em geral

Euziany Teodoro
Única News



A Prefeitura de Várzea Grande publicou um novo decreto, nesta quarta-feira (22), acompanhando o Governo do Estado, que flexibilizou as regras de funcionamento para as academias, salões de beleza e barbearias, que segundo estimativas econômicas, geram em torno de 3,5 mil até 5 mil empregos diretos e indiretos.

A prefeita Lucimar Campos recebeu uma comissão de pequenos e micro empresários, que foram defender a retomada do comércio de forma generalizada, defendendo a instituição do "Alvará COVID" para as empresas que atuam dentro das regras sanitárias e estariam aptas a funcionar.

“Sempre defendi que deveríamos construir um consenso, um ponto de equilíbrio entre as regras de distanciamento social e de funcionamento do comércio e da indústria, pois diferente da maioria de outros países, nossos empresários não podem ficar 90 dias sem produzir, sob pena de muitos terem que encerrar suas atividades e provocando a demissão de milhares de pessoas”, disse Lucimar.

A prefeita disse que iria buscar, já nesta quinta-feira (23), quando vence o prazo de prorrogação da quarentena obrigatória determinada pela Justiça, um consenso na Justiça por medidas mais eficientes para se combater a pandemia da Covid-19, sem penalizar o comércio em geral e a indústria.

Academias, salões de beleza e barbearias geram em torno de 3,5 mil até 5 mil empregos diretos e indiretos

“Vou apelar para que o juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara da Saúde Pública, que tem demonstrado ser uma pessoa sensível, ao atual momento em que vivemos, de preocupação em primeiro lugar com a saúde das pessoas, mas sem esquecer os efeitos da pandemia na economia, no fechamento de vagas de emprego, para que juntos Poder Executivo Municipal, Poder Judiciário e Câmara Municipal, um meio de equilibrarmos as coisas a favor da vida, do emprego e de uma melhor qualidade de vida”, disse a prefeita.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, frisou que hoje, com a abertura de novos leitos de UTI e enfermaria por Várzea Grande, por Cuiabá e pelo Governo do Estado, passou-se a ter maiores chances de atendimento aos casos mais graves. Nesta quarta-feira, apenas dois pacientes estão na fila, aguardando transferência para leitos de UTI por causa da covid-19.

“Todos sabemos que os números em uma pandemia ganham desdobramentos muito rápidos, mas hoje já existe uma rotina implantada, funcionando e apesar da sensação de que o número de novos casos tem crescido, isto ocorre muito mais porque passou-se a fazer mais exames ou testes rápidos do que propriamente por causa da doença e constantemente em Várzea Grande se tem um aumento nos casos recuperados e uma estabilização no número de óbitos o que nos estimula a continuar trabalhando para debelar a doença”, explicou.

A prefeita de Várzea Grande assinalou que vai levar ao conhecimento do juiz José Luiz Leite Lindote todas as medidas adotadas e a possibilidade de mais ações, como um cronograma de abertura e fechamento do comércio em geral. “Podemos neste momento em comum acordo flexibilizar as medidas, mas também assumir o compromisso de fechar se houver descontrole nos casos”, disse a prefeita.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia