Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 10:14 - A | A

28 de Janeiro de 2020, 10h:14 - A | A

POLÍTICA / NOME DA ESQUERDA

Corrente do PT defende unificação pela candidatura de Lúdio Cabral ao Senado

Euziany Teodoro
Única News



O grupo Graúna, uma das correntes independentes do PT de Mato Grosso, publicou um documento assinado por 190 pessoas (veja no anexo abaixo), incluindo vários servidores públicos e sindicalistas, defendendo a candidatura do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) ao Senado, em eleição que ocorre no dia 26 de abril.

Lúdio não externou, oficialmente, sua intenção de concorrer à vaga, deixada por Selma Arruda (Podemos) ao ser cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por prática de Caixa 2 e abuso de poder econômico.

No documento, os petistas afirmam que “É preciso romper com o golpe que mergulhou o Brasil no ódio, na desesperança e estagnação. Precisamos de um candidato que mostre os retrocessos desde o golpe e não hesite quando o assunto for anulação do processo contra Lula”.

Dessa forma, defendem o nome de Lúdio Cabral como o melhor candidato, lembrando sua trajetória política. “A partir da análise da importância dessa eleição é que propomos a candidatura do deputado Lúdio Cabral ao Senado pelo importante acúmulo eleitoral em sua trajetória. Foi vereador por dois mandatos em Cuiabá onde se destacou na defesa dos direitos sociais, o que o levou a se gabaritar a candidato a prefeito de Cuiabá em 2012, chegando ao segundo turno. Como candidato ao governo obteve 32% dos votos em 2014. Quatro anos depois, em 2018, foi eleito o deputado estadual mais votado do PT.”

Por fim, o documento pede unificação do PT em torno da candidatura do petista, buscando apoio de todos os filiados e correntes internas. “Queremos o apoio de todos e todas que buscam a vitória da classe trabalhadora em Mato Grosso e que estão na resistência defendendo os seus direitos!”

Lúdio ganhou destaque entre os servidores públicos estaduais em seu primeiro ano na Assembleia Legislativa. Defendeu pautas como a defesa dos trabalhadores da educação na greve mais longa da história de Mato Grosso; discursou e votou contra a Reforma da Previdência Estadual, que considerou uma "crueldade" contra os servidores; também votou contra o aumento do ICMS sobre vários produtos e foi voto vencido ao pedir a taxação dos agrotóxicos.

Com essa postura, conquistou apoio dos servidores estaduais e é considerado o melhor nome da esquerda para entrar na disputa pelo Senado.

Decisão da Executiva

A Diretoria Geral do PT em Mato Grosso se reuniu na noite dessa segunda-feira (27) e definiu que serão feitas deliberações internas para definir quem será o candidato da sigla, apontando vários nomes possíveis, como da deputada federal Rosa Neide; deputado estadual Valdir Barranco; Lúdio Cabral; Henrique Lopes, liderança do movimento sindical; Enelinda Scalla; Edna Sampaio e Carlos Abicalil.

“Assim sendo, indica ao Diretório Estadual a mais pronta organização do processo de debate e de deliberação interna de modo a consolidar, com a celeridade e a profundidade devidas, a composição da chapa e a formulação da plataforma, sob a liderança do PT, para o aprofundamento do diálogo interpartidário e com as representações sociais e o decisivo engajamento da militância”, conclui a resolução, enviada ao Única News nesta terça-feira (28).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Anexos

Comente esta notícia